Pluricentralidade lusófona: o que sabem os alunos do curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense sobre o português em Timor-Leste?

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.10436286
Mots-clés : Política linguística, Língua pluricêntrica, Língua portuguesa, Timor-Leste

Résumé

A língua portuguesa é idioma oficial em nove países, fator que contribui para a pluricentralidade do idioma, tendo em vista que, dentro de cada território, o português se transfigura de forma distinta. Com isso, este trabalho realiza breve apontamentos sobre a língua portuguesa, como língua pluricêntrica, concentrando-se em investigar o nível de conhecimento dos discentes do curso de Letras (Português e Literaturas) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro, a respeito da relação histórica entre a língua portuguesa e Timor-Leste. Para isso, adotou-se inicialmente a pesquisa bibliográfica, realizando uma compilação de dados teóricos, com o auxílio da técnica do fichamento. Após, utilizou-se a pesquisa de campo, com aplicação de questionário, para coleta de dados. Como resultados obtidos, tem-se o indicativo de que grande parte dos discentes do curso de Letras do IFFluminense têm conhecimento de que a língua portuguesa é pluricêntrica, mas desconhecem a relação entre o idioma e Timor-Leste, especificamente. Além disso, os resultados apontam que os discentes julgam relevante a abordagem sobre o assunto na matriz curricular do Curso de Letras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Leiliane Rezende da Silva Silveira, Instituto Federal Fluminense

Graduanda em Letras (Português e Literaturas) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro (IFF). É integrante do Grupo de Estudos de Português Língua Internacional (GEPLI), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e monitora da disciplina de Teorias da Aprendizagem (nos Cursos de Letras e Teatro), no IFFluminense. Atuou como Bolsista de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico no projeto "Revisão e Aprimoramento de Documentos no Registro Acadêmico Ensino Superior", em 2023. Foi bolsista PIBIC/IFF, em 2021 e 2022, da pesquisa intitulada "Lusofonia: Percepções identitárias do Timor-Leste". Atuou como professora voluntária de Redação no Curso Preparatório Popular Goitacá (CPPG) no IFFluminense, em 2022, e como estagiária na Prefeitura de São Fidélis, em 2022. Também atuou como professora de Produção Textual na escola Centro Educacional Polegar. Tem interesse em: História da Língua Portuguesa, Linguística Histórica, Internacionalização da Língua Portuguesa, Política Linguística e Análise de Discurso.

Raul Chatel Neto, Instituto Federal Fluminense

Especialista em Direito Processual e em Gestão de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Fluminense. Graduando em Letras (Português e Literaturas) e bolsista de iniciação científica da pesquisa intitulada "Marcas linguísticas em comunidades discursivas: dimensões sócio-históricas da formação identitária em língua portuguesa", pelo Instituto Federal Fluminense.

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com estágio de pósdoutoramento pela Universidade da Beira Interior.

Références

ALBUQUERQUE, D. O português como língua pluricêntrica e as atitudes linguísticas de falantes em Timor-Leste. Caderno Seminal, n. 42, p. 326-360, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/article/view/64435. Acesso em: 7 set. 2022.

ANTUNES, R. A Língua Portuguesa em Timor-Leste: panorama histórico e situação atual. In: PESSOA, M. S. Percursos de Educação Linguística: uma homenagem a Maria Helena Ançã. 1. ed. Aveiro: UA Editora, 2022.

BAGNO, M. O português não procede do latim. Uma proposta de classificação das línguas derivadas do galego. À busca do tesouro, n. 191, p. 34-39, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/download/38129387/1320761642191_Marcos_Bagno.pdf. Acesso em: 28 out. 2022.

BRITO, R. P. Língua e identidade no universo da lusofonia: aspectos de Timor-Leste e Moçambique. São Paulo: Editora Terracota, 2013.

CASTRO, I. Os espaços do português. In: SALOMÃO, S. N. (Org.). Temas da língua portuguesa: do pluricentrismo à didática. Roma: Edizioni Nuova Cultura, 2020.

CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Disponível em: https://www.cplp.org/.

Acesso em: 28 out. 2022.

FARACO, C. A. Linguística histórica: uma introdução ao estudo das línguas. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO. Projeto Pedagógico do Curso de Letras, 2019. Disponível em: http://licenciaturas.centro.iff.edu.br/cursoslicenciatura/licenciatura-em-letras/plano-pedagogico-do-curso/ppc-2019.1/view. Acesso em: 6 nov. 2022.

KAUARK, F. S; MANHÃES, F. C; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

LAMIM-GUEDES, V.; ROSA, C. G.; A Cooperação Internacional na Universidade Nacional de Timor-Leste: contribuições para a melhoria da educação e desenvolvimento timorense. In: LAMIM-GUEDES, V.; ROSA, C. G. A. (Orgs.). ALIN-MANE: lusofonia e cooperação na área educacional em Timor-Leste. São Paulo: Editora Na Raiz, 2020.

MARÇALO, M. J. Geografias da língua portuguesa, normas e variação: Angola e Timor-Leste. In: SALOMÃO, S.N. (Org.). Temas da língua portuguesa: do pluricentrismo à didática. Roma: Edizioni Nuova Cultura, 2020.

SILVA, A. S. O português no mundo e a sua estandardização: entre a realidade de uma língua pluricêntrica e o desejo de uma língua internacional. In: BARROSO, H. (Org.) O português na casa do mundo hoje. Famalicão: Edições Húmus, 2018.

TIMOR-LESTE. Censo: Timor-Leste em números, 2019. Disponível em: https://www.statistics.gov.tl/wp-content/uploads/2021/05/Timor-Leste-In-Number-2019.pdf. Acesso em: 8 set. 2022.

WILSON, F. Português, língua pluricêntrica: integração de variedades no ensino. Revista Internacional em Língua Portuguesa, n. 39, p. 17-31, 2021. Disponível em: https://rilp-aulp.org/index.php/rilp/article/view/260. Acesso em: 7 set. 2022.

Publiée

décembre 30, 2023

Comment citer

SILVEIRA, L. R. da S. .; CHATEL NETO, R.; OLIVEIRA, T. S. de. Pluricentralidade lusófona: o que sabem os alunos do curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense sobre o português em Timor-Leste? . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 3, p. 66–88, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10436286. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/921. Acesso em: 22 juill. 2024.

Rubrique

Artigos de temas livres