Estudos interculturais e suas múltiplas perspectivas: um estudo bibliográfico

Autores

  • Ana Agda de Oliveira Santos Rede Estadual de Ensino de Goiás
  • Helen Betane Ferreira Instituto Federal de Goiás – IFG
Palavras-chave: Língua, Cultura, Interculturalidade

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1047

Este é um estudo bibliográfico que objetiva apresentar conceitos de cultura, língua e sala de aula intercultural. Apesar de alguns estudos apontarem visões diferentes sobre língua e cultura e, principalmente, sobre as fronteiras que as unem e as separam, nossa postura foi apenas de fazer um levantamento com base em alguns autores da teoria cultural. Para amparar a nossa investigação, apoiamo-nos em autores como Corbett (2003), Risager (2005, 2006, 2010), Spencer-Oatey e Franklin (2009), Hall (2012), dentre outros. São tratados, neste estudo, alguns conceitos de cultura, língua e fluxos linguísticos e fluxos culturais, como também algumas teorias sobre separabilidade e inseparabilidade entre língua e cultura, competência intercultural e a sala de aula intercultural. Ao final da exposição teórica, vislumbramos a importância de o professor assumir uma postura intercultural, possibilitando uma experiência mais ampla de aprendizagem ao seu alunado, pautado no respeito às diferenças. Assumir, portanto, uma abordagem intercultural de ensino de línguas envolve a capacidade de observar, interpretar e ter uma consciência cultural mais crítica.

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Biografia do Autor

Ana Agda de Oliveira Santos, Rede Estadual de Ensino de Goiás

Mestre em Letras e Linguística. Rede Estadual de Ensino de Goiás; Rede Municipal de Goiânia; PUC -
Idiomas de Goiânia. Goiânia - GO, Brasil.

Helen Betane Ferreira, Instituto Federal de Goiás – IFG

Doutora em Letras e Linguística. Instituto Federal de Goiás – IFG. Senador Canedo - GO, Brasil.

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Publicado em

13 de outubro de 2023

Como Citar

SANTOS, A. A. de O. .; FERREIRA, H. B. . Estudos interculturais e suas múltiplas perspectivas: um estudo bibliográfico. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 308–327, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1521. Acesso em: 23 dez. 2024.

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