MERCOSUL, Políticas Linguísticas e Extensão Universitária: uma reflexão "desde" a fronteira

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DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14560241
Palavras-chave: MERCOSUL, Política Linguística, Extensão Universitária

Resumo

O presente artigo discute sobre os impactos de políticas educacionais e linguísticas top-down, por um lado, e de  políticas educacionais e linguísticas bottom-up, por outro. Para ilustrar o primeiro caso, são analisadas as ações do do Setor Educacional do MERCOSUL e dos governos parte, ponderando sobre seus resultados e impactos.. No segundo caso, são apresentadas e examinadas as ações promovidas no âmbito da Extensão universitária. Nesse caso, apresentamos alguns projetos desenvolvidos pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, nos debruçando sobre seus impactos nas políticas locais. Como metodologia, foram adotadas a pesquisa documental e bibliográfica. Assim, foram analisados documentos publicados no âmbito do MERCOSUL e leis federais brasileiras, resoluções e editais da UNILA. Foram selecionadas, ainda, publicações sobre a UNILA, o MERCOSUL e outros temas relacionados às políticas educacionais e linguísticas do MERCOSUL que saíram na mídia entre 2006 e 2024. A revisão bibliográfica se debruçou, por sua vez, sobre os conceitos de políticas linguísticas, internacionalização, mercados linguísticos e geopolítica do conhecimento. Em particular, ficou evidenciado que o Ensino Superior e a Extensão, em particular, podem se configurar em um instrumento de política linguística e educacional, apesar de suas limitações.

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Publicado em

27 de dezembro de 2024

Como Citar

RAMMÉ, V.; ERAZO MUNÕZ, A. M. MERCOSUL, Políticas Linguísticas e Extensão Universitária: uma reflexão "desde" a fronteira. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 5, p. e3223 , 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14560241. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3223. Acesso em: 7 abr. 2025.

Seção

n. 5 - 2024 - Dossiê Relações entre Políticas linguísticas, interculturalidade e internacionalização no ensino de línguas : novos desafios na contemporaneidade