Indícios de autoria em redações nota mil do Enem: uma ressonância de vozes enunciativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10699304%20
Palavras-chave: Redações do Enem; Vozes Enunciativas; Apagamento do autor; Indícios de Autoria

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar o gerenciamento de vozes enunciativas na elaboração de duas redações nota mil do Enem 2021, em que os redatores valem-se da estratégia de incluir outras vozes, visando atender às competências dois e três, extraídas de um conjunto de cinco competências obrigatórias, conforme determina a Cartilha do Participante do Enem (2020), e, de modo específico,  descrever se a presença dessas vozes contribui para o apagamento do redator, ou revela indícios de autoria nos exemplares selecionados. Subsidia-se a análise a partir do quadro teórico-metodológico dos estudos discursivos, com as contribuições de Bakhtin (1997, 2011) e  Possenti (2002) sobre a noção de autoria, atrelado aos estudos de Bronckart (1999), Boch e Grossmann (2002) sobre a manifestação de vozes enunciativas em textos. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitativa e interpretativista aplicada a um corpus de duas redações nota mil do Enem 2021, extraídas do site G1, cuja temática era “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", que exigia do candidato, além de atender as cinco competências, conhecimentos textuais, linguísticos e a utilização de um repertório sociocultural adotado como argumento de autoridade,  a fim de validar o ponto de vista defendido pelo redator. Após as análises, os resultados contrariam o apagamento das vozes autorais, em razão de que a ressonância de vozes enunciativas, nas redações nota mil do Enem, atendem às competências dois e três e servem para validar o discurso defendido por quem se responsabiliza pelo texto, revelando os indícios de autoria.

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Biografia do Autor

Marcela Ribeiro Trindade, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Orientanda da professora Me. Maria Cristina Ruas de Abreu Maia na Iniciação Científica com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Anna Clara Souza Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda do curso de Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimonntes). Orientanda da professora Me. Maria Cristina Ruas de Abreu Maia, vinculada ao Programa de Iniciação Científica Voluntária - ICV, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes/MG).

Anny Karoline Santana Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Maria Cristina Ruas de Abreu Maia, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora Efetiva do Curso de Letras Português da Universidade Estadual de Montes Claros. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras-Estudos linguísticos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC Minas. Orientadora de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG/ICV.

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Publicado em

23 de fevereiro de 2024

Como Citar

TRINDADE, M. R. T.; FONSECA, A. C. S. F.; SILVA, A. K. S. S.; MAIA, M. C. R. de A. M. Indícios de autoria em redações nota mil do Enem: uma ressonância de vozes enunciativas . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 1, p. e1080 , 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10699304 . Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1080. Acesso em: 2 maio. 2024.

Seção

n.1 - 2024 - Dossiê: Estudos linguísticos e literários