Orações adjetivas em redações: estratégias de estruturação textual e de organização da informação

Autores

  • Paulo Ricardo Soares Pereira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo UFCG
Palavras-chave: Orações subordinadas adjetivas, Estratégias de relativização, Ensino de sintaxe

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.313

Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar, através de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, a recorrência de orações subordinadas adjetivas em redações de candidatos ao Exame Nacional no Ensino Médio (ENEM) submetidas à avaliação pelo portal UOL Educação. Após a coleta dos dados e da triagem dos conectivos e das orações adjetivas, levantamos algumas hipóteses de cunho didático, confrontando os dados com os fundamentos teóricos de Bagno (2011) e Castilho (2012). Em um diagnóstico geral do corpus analisado, no que se refere à recorrência no uso dos pronomes, identificamos: maior recorrência (predomínio) no uso do pronome relativo que; poucos/raros os casos de uso dos pronomes onde / em que / qual / quem (e suas variações); uso do pronome relativo cujo (e suas variações) inexistente. Em relação à recorrência no uso das orações adjetivas, temos: predomínio no uso das adjetivas restritivas; raros casos de adjetivas livres; utilização da oração adjetiva cortadora. Com base nos aspectos de referenciação, coesão e sequenciação, encontramos: problemas na utilização do pronome adequado. Palavras-chave: Orações subordinadas adjetivas. Estratégias de relativização. Ensino de sintaxe.

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Publicado em

22 de outubro de 2023

Como Citar

PEREIRA, P. R. S. .; REINALDO, M. A. G. de M. . Orações adjetivas em redações: estratégias de estruturação textual e de organização da informação. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 3, n. 2, p. 166–179, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1830. Acesso em: 25 maio. 2024.

Seção

Artigos de temas livres