Estratégias para a leitura multimodal: análise de inferências durante a leitura de tirinhas em espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8302248
Palavras-chave: Textos multimodais, Leitura multimodal, Estratégias de leitura, Língua espanhola

Resumo

Lemos diariamente textos que apresentam os mais variados recursos semióticos, como imagem, cores e layouts diversos, levando-nos a mudanças na nossa prática leitora. Para isso, acionamos as estratégias de leitura que nos possibilitem explorar todo o texto multimodal, tanto em língua materna como em língua estrangeira. Sendo os estudos sobre as estratégias de leitura de textos multimodais, tanto em língua materna como em língua estrangeira, um campo relativamente novo, propomos, nessa pesquisa, analisar o modo como um grupo de alunos constrói inferências durante a leitura de textos multimodais em espanhol por meio da associação de outras estratégias. Essa pesquisa se caracteriza por ser qualitativa e se deu por meio de um estudo de caso realizado com nove estudantes de espanhol do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Teresina. Aplicamos um questionário de compreensão textual abordando três tirinhas em espanhol. Ao analisar as estratégias de leitura utilizadas pelos participantes percebemos que as inferências foram elaboradas a partir da integração de uma série de recursos e elementos mobilizados pelo leitor. Concluímos que é importante o leitor integrar os modos semióticos dos textos em espanhol observando os recursos visuais para melhor apropriar-se das estratégias de leitura.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liviane da Silva Martins, Instituto Federal do Piauí

Atualmente é professora de Língua Espanhola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI, campus Oeiras, no Piauí (Brasil). Atualmente tem Mestrado em Letras, na área da Linguística, pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Atua na área de Língua Espanhola com pesquisas em estudo do texto, letramento multimodal e leitura multimodal. 

Francisco Welligton Borges Gomes, Universidade Federal do Piauí

Professor dos cursos de graduação em Letras na Universidade Federal do Piauí e docente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí. Ambos na cidade de Teresina, no Piauí (Brasil). Possui estágio pós-doutoral no Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da UNB (2018). Atua na área de Linguística e Linguística Aplicada.

Referências

ALVERMANN, D.; WILSON, A. A. Comprehension strategy instruction for multimodal texts in science. Theory in to practice, 50(2),116 -124, 2011. Disponível em: [https://www.researchgate.net/publication/233168452_Comprehension_Strategy_Instruction_for_Multimodal_Texts_in_Science]. Acesso em: 25 nov. 2018.

BLOCK, E The comprehension strategies of second language readers. Tesol quarterly, 20(3), 463-494, 1986.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCNs+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 2002.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Curriculares Nacionais (OCN). Brasília, 2006.

COSCARELLI, C. V. O ensino da leitura: uma perspectiva psicolingüística. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística. Maceió: Imprensa Universitária, 163-174, 1996.

COSCARELLI, C. V.; Novais, A. E. Leitura: um processo cada vez mais complexo. Letras de Hoje, 45(3), 35-42, 2010. Disponível em: [https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8118]. Acesso em: 15 set. 2018.

DIONISIO, A. P.(Org). Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Recife: Pipa comunicação, 2014.

GOMES, F. W. B. et al. (2019). Texto, imagem e letramento visual. Teresina: EDUFPI, 2019.

GRABE, W; Stoller, F. L. Teaching and researching reading. New York: Routledge. (2a ed.), 2013.

JEWITT, C. Multimodality, ‘‘Reading’’, and ‘‘Writing’’ for the 21st Century. In: Discourse: studies in the cultural politics of education. 26(3),315 – 331 New York? Routledge, 2005. Disponível em: [https://doi.org/10.1080/01596300500200011]. Acesso em 10 jun. 2019.

JEWITT, C, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN, K. Navigating a diverse field In: Jewitt, C, C.; Bezemer, J.; O’Halloran, K. Introducing multimodality. Oxon and New York: Routledge, 2016. Disponível em: [https://www.book2look.com/book/qQZi7qOy9v]. Acesso em 05 ago. 2018.

JOLY, M. C. R. A. Escala de estratégias metacognitivas de leitura para universitários brasileiros: estudo de validade divergente. Univ. Psychol. 6(3), 507-521, Bogotá, Colombia, 2007. Disponível em: [http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-92672007000300004]. Acesso em: 11 set. 2018.

JOLY, M. C. R. A.; Santos, L. M. dos; Marini, J. A. S. Uso de estratégias de leitura por alunos do Ensino Médio. Paidéia, 16(34), 205-216, Ribeirão Preto, 2006. Disponível em: [https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200008]. Acesso em:

KATO, M. O aprendizado da leitura. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

KLEIMAN, Â. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 1989.

KLEIMAN, Â. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da leitura. 7ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2000.

KLEIMAN, Â. Oficina da leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes, 2002.

KOCH, I.; Elias, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.

KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, (2a ed.), 2006.

LEFFA, V. Aspectos da Leitura: Uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1996.

MANOLI, P.; PAPADOPOULOU, M. Greek Students’ Familiarity with Multimodal Texts in EFL. The International Journal of Literacies, 19(1), Illinois: Common Ground, 2013.

OLIVEIRA, M. F. L. de; Sant’ana, R. dos A. Leitura e escrita multimodal na aula de espanhol/língua estrangeira. Travessias Interativas, 8(16), 49 – 67, 2018.

OSMAN, S.; et al. Enlaces: español para jóvenes brasileños. Cotia: Macmillan, (3a ed), 2013.

PITELI, M. de L. A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças e estratégias de aprendizagem, 2006. (Dissertação de Mestrado em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual Paulista).

RIBEIRO, A. E. Palavra e criação, palavra e ação: livro, leitura e escrita em pauta. Trem de Letras, 3(1), 2017.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMEd, (6a ed), 2007.

TIRABOSCHI, F. F. Instruções de estratégias de leitura hipertextual em língua inglesa: um estudo com aprendizes da educação tecnológica em ambiente virtual de aprendizagem, 2015. (Dissertação de Mestrado em Letras e Linguística, Universidade Federal de Goiás).

VAN LEEUWEN. T. Multimodal literacy. Viden Om Literacy, (21), Nationalt Videncenter For Læsning, 2017. Disponível em: [https://www.videnomlaesning.dk/media/2127/21_theo-van-leeuwen.pdf]. Acesso em: 21 out. 2019.

Downloads

Publicado em

31 de agosto de 2023

Como Citar

MARTINS, L. da S.; GOMES, F. W. B. . Estratégias para a leitura multimodal: análise de inferências durante a leitura de tirinhas em espanhol. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 2, p. 140–162, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8302248. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/479. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação