Estratégias para a leitura multimodal: análise de inferências durante a leitura de tirinhas em espanhol
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302248Resumo
Lemos diariamente textos que apresentam os mais variados recursos semióticos, como imagem, cores e layouts diversos, levando-nos a mudanças na nossa prática leitora. Para isso, acionamos as estratégias de leitura que nos possibilitem explorar todo o texto multimodal, tanto em língua materna como em língua estrangeira. Sendo os estudos sobre as estratégias de leitura de textos multimodais, tanto em língua materna como em língua estrangeira, um campo relativamente novo, propomos, nessa pesquisa, analisar o modo como um grupo de alunos constrói inferências durante a leitura de textos multimodais em espanhol por meio da associação de outras estratégias. Essa pesquisa se caracteriza por ser qualitativa e se deu por meio de um estudo de caso realizado com nove estudantes de espanhol do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Teresina. Aplicamos um questionário de compreensão textual abordando três tirinhas em espanhol. Ao analisar as estratégias de leitura utilizadas pelos participantes percebemos que as inferências foram elaboradas a partir da integração de uma série de recursos e elementos mobilizados pelo leitor. Concluímos que é importante o leitor integrar os modos semióticos dos textos em espanhol observando os recursos visuais para melhor apropriar-se das estratégias de leitura.
Downloads
Referências
ALVERMANN, D.; WILSON, A. A. Comprehension strategy instruction for multimodal texts in science. Theory in to practice, 50(2),116 -124, 2011. Disponível em: [https://www.researchgate.net/publication/233168452_Comprehension_Strategy_Instruction_for_Multimodal_Texts_in_Science]. Acesso em: 25 nov. 2018.
BLOCK, E The comprehension strategies of second language readers. Tesol quarterly, 20(3), 463-494, 1986.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCNs+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 2002.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Curriculares Nacionais (OCN). Brasília, 2006.
COSCARELLI, C. V. O ensino da leitura: uma perspectiva psicolingüística. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística. Maceió: Imprensa Universitária, 163-174, 1996.
COSCARELLI, C. V.; Novais, A. E. Leitura: um processo cada vez mais complexo. Letras de Hoje, 45(3), 35-42, 2010. Disponível em: [https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8118]. Acesso em: 15 set. 2018.
DIONISIO, A. P.(Org). Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Recife: Pipa comunicação, 2014.
GOMES, F. W. B. et al. (2019). Texto, imagem e letramento visual. Teresina: EDUFPI, 2019.
GRABE, W; Stoller, F. L. Teaching and researching reading. New York: Routledge. (2a ed.), 2013.
JEWITT, C. Multimodality, ‘‘Reading’’, and ‘‘Writing’’ for the 21st Century. In: Discourse: studies in the cultural politics of education. 26(3),315 – 331 New York? Routledge, 2005. Disponível em: [https://doi.org/10.1080/01596300500200011]. Acesso em 10 jun. 2019.
JEWITT, C, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN, K. Navigating a diverse field In: Jewitt, C, C.; Bezemer, J.; O’Halloran, K. Introducing multimodality. Oxon and New York: Routledge, 2016. Disponível em: [https://www.book2look.com/book/qQZi7qOy9v]. Acesso em 05 ago. 2018.
JOLY, M. C. R. A. Escala de estratégias metacognitivas de leitura para universitários brasileiros: estudo de validade divergente. Univ. Psychol. 6(3), 507-521, Bogotá, Colombia, 2007. Disponível em: [http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-92672007000300004]. Acesso em: 11 set. 2018.
JOLY, M. C. R. A.; Santos, L. M. dos; Marini, J. A. S. Uso de estratégias de leitura por alunos do Ensino Médio. Paidéia, 16(34), 205-216, Ribeirão Preto, 2006. Disponível em: [https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200008]. Acesso em:
KATO, M. O aprendizado da leitura. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
KLEIMAN, Â. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 1989.
KLEIMAN, Â. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da leitura. 7ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2000.
KLEIMAN, Â. Oficina da leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes, 2002.
KOCH, I.; Elias, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.
KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, (2a ed.), 2006.
LEFFA, V. Aspectos da Leitura: Uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1996.
MANOLI, P.; PAPADOPOULOU, M. Greek Students’ Familiarity with Multimodal Texts in EFL. The International Journal of Literacies, 19(1), Illinois: Common Ground, 2013.
OLIVEIRA, M. F. L. de; Sant’ana, R. dos A. Leitura e escrita multimodal na aula de espanhol/língua estrangeira. Travessias Interativas, 8(16), 49 – 67, 2018.
OSMAN, S.; et al. Enlaces: español para jóvenes brasileños. Cotia: Macmillan, (3a ed), 2013.
PITELI, M. de L. A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças e estratégias de aprendizagem, 2006. (Dissertação de Mestrado em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual Paulista).
RIBEIRO, A. E. Palavra e criação, palavra e ação: livro, leitura e escrita em pauta. Trem de Letras, 3(1), 2017.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMEd, (6a ed), 2007.
TIRABOSCHI, F. F. Instruções de estratégias de leitura hipertextual em língua inglesa: um estudo com aprendizes da educação tecnológica em ambiente virtual de aprendizagem, 2015. (Dissertação de Mestrado em Letras e Linguística, Universidade Federal de Goiás).
VAN LEEUWEN. T. Multimodal literacy. Viden Om Literacy, (21), Nationalt Videncenter For Læsning, 2017. Disponível em: [https://www.videnomlaesning.dk/media/2127/21_theo-van-leeuwen.pdf]. Acesso em: 21 out. 2019.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.