Estratégias para a leitura multimodal: análise de inferências durante a leitura de tirinhas em espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8302248
Palavras-chave: Textos multimodais, Leitura multimodal, Estratégias de leitura, Língua espanhola

Resumo

Lemos diariamente textos que apresentam os mais variados recursos semióticos, como imagem, cores e layouts diversos, levando-nos a mudanças na nossa prática leitora. Para isso, acionamos as estratégias de leitura que nos possibilitem explorar todo o texto multimodal, tanto em língua materna como em língua estrangeira. Sendo os estudos sobre as estratégias de leitura de textos multimodais, tanto em língua materna como em língua estrangeira, um campo relativamente novo, propomos, nessa pesquisa, analisar o modo como um grupo de alunos constrói inferências durante a leitura de textos multimodais em espanhol por meio da associação de outras estratégias. Essa pesquisa se caracteriza por ser qualitativa e se deu por meio de um estudo de caso realizado com nove estudantes de espanhol do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Teresina. Aplicamos um questionário de compreensão textual abordando três tirinhas em espanhol. Ao analisar as estratégias de leitura utilizadas pelos participantes percebemos que as inferências foram elaboradas a partir da integração de uma série de recursos e elementos mobilizados pelo leitor. Concluímos que é importante o leitor integrar os modos semióticos dos textos em espanhol observando os recursos visuais para melhor apropriar-se das estratégias de leitura.

 

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Biografia do Autor

Liviane da Silva Martins, Instituto Federal do Piauí

Atualmente é professora de Língua Espanhola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI, campus Oeiras, no Piauí (Brasil). Atualmente tem Mestrado em Letras, na área da Linguística, pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Atua na área de Língua Espanhola com pesquisas em estudo do texto, letramento multimodal e leitura multimodal. 

Francisco Welligton Borges Gomes, Universidade Federal do Piauí

Professor dos cursos de graduação em Letras na Universidade Federal do Piauí e docente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí. Ambos na cidade de Teresina, no Piauí (Brasil). Possui estágio pós-doutoral no Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da UNB (2018). Atua na área de Linguística e Linguística Aplicada.

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Publicado em

31 de agosto de 2023

Como Citar

MARTINS, L. da S.; GOMES, F. W. B. . Estratégias para a leitura multimodal: análise de inferências durante a leitura de tirinhas em espanhol. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 2, p. 140–162, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8302248. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/479. Acesso em: 25 dez. 2024.

Seção

Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação