Quem fala português, escreve em português. Quem fala inglês, escreve em inglês. Os surdos: em que língua escrevem?

Autores/as

  • Marianne Rossi Stumpf Universidade Federal de Santa Catarina
  • Débora Campos Wanderley Universidade Federal de Santa Catarina
Palabras clave: Alfabetização, Língua Brasileira de Sinais, Interferência

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.586

O surgimento da escrita de sinais com o sistema SignWriting sempre traz reflexões, discussões, desafios, experimento piloto e ansiedade para ver os resultados de alfabetização das pessoas surdas. A alfabetização de surdos sempre foi o português, mesmo os que são usuários de LIBRAS, diferentes das crianças ouvintes, que tiveram o primeiro contato de escrita da língua própria ou língua materna. A escola especial dos surdos organizou em seu currículo, em 1997, uma disciplina de LIBRAS, incluindo uma das ementas a escrita de sinais. Começou a alfabetizar os primeiros surdos como experimento piloto, envolvendo algumas produções de redação com a interferência do português na escrita de sinais e outras que são diretamente da estrutura de LIBRAS. O experimento piloto se torna muito relevante para mostrar como é a alfabetização inicial dos surdos em escrita de sinais, em 1997, antes da Lei de LIBRAS, sancionada em 24 de abril de 2002.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marianne Rossi Stumpf, Universidade Federal de Santa Catarina

Marianne Rossi Stumpf é professora da Pós-Graduação em Linguística e Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina.

Débora Campos Wanderley, Universidade Federal de Santa Catarina

Débora Campos Wanderley é professora de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

octubre 21, 2023

Cómo citar

STUMPF, M. R. .; WANDERLEY, D. C. . Quem fala português, escreve em português. Quem fala inglês, escreve em inglês. Os surdos: em que língua escrevem?. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 1, p. 93–107, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1744. Acesso em: 25 may. 2024.

Sección

Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas

Artículos más leídos del mismo autor/a