Quem fala português, escreve em português. Quem fala inglês, escreve em inglês. Os surdos: em que língua escrevem?

Autores/as

  • Marianne Rossi Stumpf Universidade Federal de Santa Catarina
  • Débora Campos Wanderley Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Alfabetização, Língua Brasileira de Sinais, Interferência

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.586

O surgimento da escrita de sinais com o sistema SignWriting sempre traz reflexões, discussões, desafios, experimento piloto e ansiedade para ver os resultados de alfabetização das pessoas surdas. A alfabetização de surdos sempre foi o português, mesmo os que são usuários de LIBRAS, diferentes das crianças ouvintes, que tiveram o primeiro contato de escrita da língua própria ou língua materna. A escola especial dos surdos organizou em seu currículo, em 1997, uma disciplina de LIBRAS, incluindo uma das ementas a escrita de sinais. Começou a alfabetizar os primeiros surdos como experimento piloto, envolvendo algumas produções de redação com a interferência do português na escrita de sinais e outras que são diretamente da estrutura de LIBRAS. O experimento piloto se torna muito relevante para mostrar como é a alfabetização inicial dos surdos em escrita de sinais, em 1997, antes da Lei de LIBRAS, sancionada em 24 de abril de 2002.

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Biografía del autor/a

Marianne Rossi Stumpf, Universidade Federal de Santa Catarina

Marianne Rossi Stumpf é professora da Pós-Graduação em Linguística e Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina.

Débora Campos Wanderley, Universidade Federal de Santa Catarina

Débora Campos Wanderley é professora de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2023-10-21

Cómo citar

STUMPF, Marianne Rossi; WANDERLEY, Débora Campos. Quem fala português, escreve em português. Quem fala inglês, escreve em inglês. Os surdos: em que língua escrevem?. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 1, p. 93–107, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1744. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas

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