Portal do Governo Brasileiro
Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contact
Editorial Team
Notícias
Sobre
About the Journal
Ethics Policy
Focus and Scope
Formulário de avaliação
Privacy Statement
Grupo de pesquisa LELLC
Search
Portal de Periódicos
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 12 No. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras
Vol. 12 No. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras
Published:
April 29, 2023
Capa
Capa
Vânia Sueli Guimarães Rocha, Maria Rennally Soares da Silva
1
Editorial
Editorial
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva, Marco Antônio Margarido Costa
2-3
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7904702
Editorial (ENG)
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva, Marco Antônio Margarido Costa
2-3
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7904764
Apresentação
Apresentação
Maria Angélica de Oliveira, Vima Lia de Rossi Martin, Karolina Válová, Josilene Pinheiro-Mariz
4-7
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7904800
Apresentação (ENG)
Maria Angélica de Oliveira, Vima Lia de Rossi Martin, Karolina Válová, Josilene Pinheiro-Mariz
4-7
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7904845
Articles
TRANSlanguaging: uma perspectiva decolonial para o ensino de línguas
Themis Rondão Barbosa da Costa Silva
8-24
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7904924
TRANSlanguaging: a decolonial perspective for language teaching
Themis Rondão Barbosa da Costa Silva
8-22
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909699
Africanicídio? Uma problematização do ensino de variedades dos franceses africanos nos cursos de FLE em Goiânia
Samuel Rufino de Carvalho, Iury Aragonez da Silva, Alexandra Almeida de Oliveira
25-47
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909673
Africanicide? Une problématisation de l’enseignement de variétés des français africains dans les cours de FLE à Goiânia
Samuel Rufino de Carvalho, Iury Aragonez da Silva, Alexandra Almeida de Oliveira
23-47
Fr. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909684
Colonialidades epistemológicas: docências eurocêntricas do português em escolas miscigenadas
Eduardo Oliveira Henriques de Araújo
48-63
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909702
Epistemological colonialities: Eurocentric teaching of portuguese language in mixed-race schools
Eduardo Oliveira HENRIQUES DE ARAÚJO
42-68
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909723
Sobre o epistemicídio em manuais de linguística produzidos após a Lei Federal 11.645/08: Uma proposta de leitura discursiva
Vitória Paloma Aguiar Alves, Maria Angélica de Oliveira
64-80
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909710
Sur l’épistémicide dans les manuels de linguistique produits après la Loi Fédérale 11.645/08: Une proposition de lecture discursive
Vitória Paloma Aguiar Alves, Maria Angélica de Oliveira
63-79
Fr. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909717
A “Poética De Resíduos” de Carolina Maria De Jesus em The Unedited Diaries
Aurielle Gomes, Sinara de Oliveira Branco
81-94
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909738
The “Poetic Of Residues” of Carolina Maria De Jesus in the Unedited Diaries
Aurielle Gomes, Sinara de Oliveira Branco
80-92
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909741
Memórias de mulheres negras: inventário do mundo doméstico e as coisas, em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo
Janayara Araújo Lima, Roseli Bodnar
95-116
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7914160
Black women's memories: an inventory of the domestic world and things, in Conceição Evaristo's insubmissible tears of women
Janayara Araújo Lima, Roseli Bodnar
93-114
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7914507
Artigos de temas livres
Entre o concreto e o invisível: o espaço da casa na narrativa de Natalia Ginzburg
Ionara Satin
117-139
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909536
Between the concrete and the invisible: the space of the house in the narrative of Natalia Ginzburg
Ionara Satin
115-136
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909633
Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos
Flavia Gumieiro Vieira, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Adriana Delmira Mendes Polato Polato
140-157
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7869564
Axiologies in dialogic comic strip reading activities
Flavia Gumieiro Vieira, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Adriana Delmira Mendes Polato
137-154
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909636
Exploração de corpus bilíngue português brasileiro-inglês através do LancsBox®: possibilidades para uma pesquisa em Tradução
João Gabriel Carvalho Marcelino
158-180
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7869579
Exploring a Portuguese-English corpus through LancsBox®: possibilities for research in translation studies
João Gabriel Carvalho Marcelino
155-178
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909650
Ensaios
Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura
Francyelle Loiola Ramos, Beatriz Farias Almeida, Denise Lino Araújo
181-193
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909279
Entrevistas
Do “Epistemicídio nas Letras” a experiências de educação antirracista: entrevista com as Professoras Maria Angélica Oliveira e Patrícia Silva Rosas
Beatriz Farias Almeida, Denise Lino de Araújo, Amanda Lopes Bezerra
194-205
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909302
Produção Artística
Meu Coração Vive De Imaginação, Rompe Tectônicas Placas
Marcelo Calderari Miguel
206-211
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909350
Instinto
Maurício Fontana Filho
212-213
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7871275
Prefácio
Yvisson Gomes dos Santos
214-216
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7909357
O Salvador
Karina Dias da Silva
217-218
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10199120
Colaboradores
Organização e Colaboradores
Organização e Colaboradores
219-255
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7876116
Keywords
Links
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Block title
Uma análise do conto "A caçada", de Lygia Fagundes Telles: Busca de identidade, esquecimento e morte
16
Poesia cantada: encontros e entrelaçamentos, do livro ao videoclipe e vice-versa
14
Retomando o estudo do resumo: conceito, classificação e apresentação
13
Linguagem, racismo, poder e carnavalização: uma análise dialógica de charges
11
“O mistério de Marie Rogêt”, de Edgar Allan Poe: a linguagem e a representação da mulher
8
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: