Memórias de mulheres negras: inventário do mundo doméstico e as coisas, em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7914160Resumo
Na pesquisa, investigamos a temática da memória como importante fio condutor para a construção das narrativas de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo, pois é por meio do recorte memorialístico que os enredos retratam histórias de mulheres negras, afetadas por suas condições sociais, étnicas, culturais e de gênero. Ao longo da análise, relacionamos a memória à condição pessoal da recordadora, apontando os aspectos subjetivos que se manifestam nos recortes memoriais das personagens. Na seção, “Memórias de mulheres negras - Inventário do mundo doméstico: a casa e as coisas, em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo”, refletimos acerca da potência da casa e dos objetos que compõem o mundo doméstico e que dão forma às cenas literárias como esteios de memória, ressaltando como se dá a relação das mulheres negras com esses elementos. Os símbolos presentes nas narrativas são determinantes para situarem as mulheres como membros de um grupo. Em muitos casos, determinam seus vínculos com outras pessoas, caracterizando aquele espaço. Para tanto, teremos de situar a mulher negra diante de sua condição histórica de pessoa escravizada e de como sua relação com a casa e as coisas são construídas ou afetadas por essa realidade.
Downloads
Referências
LIMA, Janayara Araújo; BODNAR, Roseli. Memórias de mulheres negras: inventário do mundo doméstico e as coisas, em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 12, n. 1, p. 95-116, abr. 2023.
Downloads
Publicado em
Versões
- 29 de abril de 2023 (3)
- 29 de abril de 2023 (2)
- 29 de abril de 2023 (1)
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.