Memórias de mulheres negras: inventário do mundo doméstico e as coisas, em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo

Autores

  • Janayara Araújo Lima Secretaria de Educação de Redenção - PA
  • Roseli Bodnar Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7914160
Palavras-chave: Insubmissas lágrimas de mulheres, Conceição Evaristo, Memórias, Mulheres negras

Resumo

Na pesquisa, investigamos a temática da memória como importante fio condutor para a construção das narrativas de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo, pois é por meio do recorte memorialístico que os enredos retratam histórias de mulheres negras, afetadas por suas condições sociais, étnicas, culturais e de gênero. Ao longo da análise, relacionamos a memória à condição pessoal da recordadora, apontando os aspectos subjetivos que se manifestam nos recortes memoriais das personagens. Na seção, “Memórias de mulheres negras - Inventário do mundo doméstico: a casa e as coisas, em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo”, refletimos acerca da potência da casa e dos objetos que compõem o mundo doméstico e que dão forma às cenas literárias como esteios de memória, ressaltando como se dá a relação das mulheres negras com esses elementos. Os símbolos presentes nas narrativas são determinantes para situarem as mulheres como membros de um grupo. Em muitos casos, determinam seus vínculos com outras pessoas, caracterizando aquele espaço. Para tanto, teremos de situar a mulher negra diante de sua condição histórica de pessoa escravizada e de como sua relação com a casa e as coisas são construídas ou afetadas por essa realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janayara Araújo Lima, Secretaria de Educação de Redenção - PA

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Amazonas (2013) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (2020). Atualmente é professora da Secretaria de Educação de Redenção - PA. Tem Interesse nos temas feminismo, feminismo negro e memória.

Roseli Bodnar, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Letras - Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR (atual UNESPAR), Graduação em Direito. Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR (Convênio com Universidade Estadual de Londrina - UEL), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e doutora em Letras, área de concentração Teoria da Literatura, pela PUCRS. Docente do curso de Pós-Graduação em Letras, Câmpus de Porto Nacional, Universidade Federal do Tocantins - UFT, e do Curso de Graduação em Licenciatura em Teatro, Câmpus de Palmas, Universidade Federal do Tocantins - UFT. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Observatório das Artes - UFT e do Grupo de pesquisa Literatura, Arte e Mídia, da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins.

Referências

LIMA, Janayara Araújo; BODNAR, Roseli. Memórias de mulheres negras: inventário do mundo doméstico e as coisas, em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 12, n. 1, p. 95-116, abr. 2023.

Downloads

Publicado em

29 de abril de 2023 — Atualizado em 29 de abril de 2023

Versões

Como Citar

LIMA, J. A.; BODNAR, R. Memórias de mulheres negras: inventário do mundo doméstico e as coisas, em Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 1, p. 95–116, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7914160. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/427. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Artigos