Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa

Autores

  • Daniela Aparecida Vendramini Zanella Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Angélica Lauretti Carneiro Universidade de Sorocaba
Palavras-chave: Formação docente, Língua inglesa, Pibid, Produção de significados

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.439

O grupo do Pibid de Língua Inglesa da Universidade de Sorocaba (Uniso) atuou por um semestre elaborando unidades didáticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa e desenvolvendo-as com os alunos na escola pública. O objetivo deste texto é registrar a experiência dos educadores no projeto e constatar se o grupo produz significados acerca do Pibid e quais seriam eles. O estudo está fundamentado na teoria da atividade sócio-históricocultural (VYGOTSKY e colaboradores, 2001) e em questões de linguagem na perspectiva dialógica (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2010). A análise é desenvolvida com base em excertos advindos das experiências dos educadores e embasada pelo aporte teórico-metodológico da pesquisa crítico-colaborativa (MAGALHÃES, 2009). Os excertos são discutidos tendo como norte algumas categorias que centralizam os aspectos enunciativo-discursivos e linguísticos (LIBERALI, 2013), sendo interpretados mediante a contribuição teórica apresentada neste trabalho. Ao lidar com as experiências dos educadores, a discussão constata dificuldades, ansiedades e desejos de atuar em sala de aula como significados produzidos sobre o Pibid de Língua Inglesa na Uniso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Aparecida Vendramini Zanella, Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (2003) e doutora em Linguística Aplicada
e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). 

Maria Angélica Lauretti Carneiro, Universidade de Sorocaba

Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e
Universidade de Sorocaba. Graduada em Letras pela Universidade de Sorocaba, Coordenadora
geral do Pibid /Capes/Uniso.

Downloads

Publicado em

21 de outubro de 2023

Como Citar

ZANELLA, D. A. V. .; CARNEIRO, M. A. L. . Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 2, p. 56–78, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1779. Acesso em: 19 nov. 2024.

Seção

Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas