Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa

Autores/as

  • Daniela Aparecida Vendramini Zanella Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Angélica Lauretti Carneiro Universidade de Sorocaba
Palabras clave: Formação docente, Língua inglesa, Pibid, Produção de significados

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.439

O grupo do Pibid de Língua Inglesa da Universidade de Sorocaba (Uniso) atuou por um semestre elaborando unidades didáticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa e desenvolvendo-as com os alunos na escola pública. O objetivo deste texto é registrar a experiência dos educadores no projeto e constatar se o grupo produz significados acerca do Pibid e quais seriam eles. O estudo está fundamentado na teoria da atividade sócio-históricocultural (VYGOTSKY e colaboradores, 2001) e em questões de linguagem na perspectiva dialógica (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2010). A análise é desenvolvida com base em excertos advindos das experiências dos educadores e embasada pelo aporte teórico-metodológico da pesquisa crítico-colaborativa (MAGALHÃES, 2009). Os excertos são discutidos tendo como norte algumas categorias que centralizam os aspectos enunciativo-discursivos e linguísticos (LIBERALI, 2013), sendo interpretados mediante a contribuição teórica apresentada neste trabalho. Ao lidar com as experiências dos educadores, a discussão constata dificuldades, ansiedades e desejos de atuar em sala de aula como significados produzidos sobre o Pibid de Língua Inglesa na Uniso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Aparecida Vendramini Zanella, Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (2003) e doutora em Linguística Aplicada
e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). 

Maria Angélica Lauretti Carneiro, Universidade de Sorocaba

Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e
Universidade de Sorocaba. Graduada em Letras pela Universidade de Sorocaba, Coordenadora
geral do Pibid /Capes/Uniso.

Publicado

octubre 21, 2023

Cómo citar

ZANELLA, D. A. V. .; CARNEIRO, M. A. L. . Produção de significados na atividade de formação do PIBID/UNISO de língua inglesa. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 2, p. 56–78, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1779. Acesso em: 22 jul. 2024.

Sección

Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas