Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental

Autores

  • Jaíne de Sousa Barbosa Universidade Federal de Campina Grande
  • Jéssica Pereira Gonçalves Universidade Federal de Campina Grande
  • Márcia Candeia Rodrigues Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Ensino, Escrita, Crônica

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.405

Resumo: A escrita é um dos conteúdos mais estudados no âmbito das pesquisas relacionadas ao ensino de língua portuguesa, isso porque são muitos os aspectos envolvidos nesse árduo e complexo processo. Esta é uma das muitas pesquisas que se dedicam a estudar a escrita. Nosso objetivo é relatar como ocorreu o trabalho com a escrita do gênero crônica em uma turma de 9º ano de uma escola pública do município de Campina grande durante a vigência de 20 aulas correspondente ao cumprimento de uma das atividades do componente curricular Estágio de língua portuguesa, da UFCG. Destacaremos, nas páginas que seguem como ocorreu o estudo do gênero e a produção escrita deste, cujo objetivo era concorrer à Olimpíada de língua portuguesa (2014). Apoiando-nos na perspectiva sociointeracionista e dessa forma considerando o texto enquanto processo, apresentaremos como ocorreu cada etapa do processo de escrita: o planejamento, a escrita propriamente dita e a reescrita, através das atividades propostas e de duas versões da produção escrita de um dos alunos: a produção inicial e a final. Baseamo-nos nas pesquisas realizadas por autores como Barbeiro (2007), Antunes (2003), Passareli (2004), dentre outros teóricos que muito nos acrescentam sobre o processo de escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

21 de outubro de 2023

Como Citar

BARBOSA, J. de S. .; GONÇALVES, J. P. .; RODRIGUES, M. C. . Uma experiência reflexiva sobre o processo de escrita de crônicas no ensino fundamental. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 1, p. 208–230, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1808. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Artigos de temas livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)