Retomando o estudo do resumo: conceito, classificação e apresentação
Résumé
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.188
Neste trabalho objetivamos discutir o estudo do resumo. Desse modo, organizamos a discussão por meio de dois eixos: no primeiro momento, retomamos o conceito de resumo, a partir de o que está posto na NBR (Norma Brasileira) 6028/2003 da ABNT, nos manuais de metodologia científica, bem como pelo o que é investigado na Linguística Aplicada (LA). Além disso, ainda nesse eixo, apresentamos
a classificação atribuída a este gênero. No segundo eixo, revelamos as estratégias de produção reconhecidas para a sua apresentação. Para tanto, ancoramos nossa discussão na NBR 6028/2003 da ABNT, nos manuais de metodologia científica de Lakatos; Marconi (1992), e de Severino (2007); como também nos estudos advindos da Linguística Aplicada, representados por Machado (2010), Motta-Roth; Hendges (2010) e por Rodrigues (2012). Diante do estudo, reconhecemos que a utilização do termo resumo abriga modalidades textuais e finalidades de escrita que se particularizam na dinâmica acadêmica. Além disso, verificamos que as orientações de apresentação do resumo vistas nos manuais de produção investigados direcionam a aspectos estruturais, as quais não nos parecem instrutivas a ponto de permitir àquele que produz este texto condições necessárias de configuração linguística que deem conta dos
elementos importantes para o domínio da organização linguístico-textual.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Letras Raras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.