Notícias

  • n. 1 - 2024 - Dossiê: Estudos linguísticos e literários

    2024-04-20

    Esta chamada acolhe textos de temáticas livres, que estejam dentro do foco e escopo deste periódico.

    A publicação se dará em fluxo contínuo. 


    Organizadores:
    Alain-Philippe Durand, Universidade do Arizona, EUA
    Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil
    Maria Rennally Soares da Silva, Universidade Federal da Paraíba


    Submissões: até 15 de outubro de 2024
    Publicação: em fluxo contínuo, até dezembro de 2024.

    Read more about n. 1 - 2024 - Dossiê: Estudos linguísticos e literários
  • n. 3 - 2024 - Dossiê: As línguas no contexto universitário: internacionalização e mobilidade internacional, certificações em línguas e plurilinguismo

    2024-04-20

    Organizadoras:
    Luciane Boganika, Université Féderale Fluminense, Brésil/ Rennes 2, France
    Kátia Bernardon de Oliveira, Université Grenoble-Alpes, France
    Josilene Pinheiro-Mariz Université Fédérale de Campina Grande, Brésil


    Submissão: até 02 de maio de 2024
    Publicação: julho de 2024

    Read more about n. 3 - 2024 - Dossiê: As línguas no contexto universitário: internacionalização e mobilidade internacional, certificações em línguas e plurilinguismo
  • n. 4 - 2024 - Dossiê: Literatura Comparada e Ensino de Literatura

    2024-04-20

    Nas últimas décadas muitas foram as publicações voltadas para a Literatura Comparada no Brasil. Abordagens teóricas e análises de obras dão conta da riqueza da perspectiva comparativa e de seu caráter transdisciplinar. Aos destacados trabalhos de Carvalhal (1986)S, Sandrini (1997) e Coutinho (2003), que analisam a formação dos estudos comparados, somam-se a abertura para a crítica feminista, os estudos culturais/decoloniais e, mais recentemente, para o perspectivismo ameríndio e as escritas insurgentes. O estudo dos pontos de contatos e diferenças entre as literaturas de língua portuguesas, os diálogos literários interamericanos, mostraram-se profícuos na compreensão dos trânsitos estéticos e culturais entre nações tidas como periféricas, deslocando as noções de margem e centro, de nacional e transnacional. Pontualmente, os Congressos Internacionais da ABRALIC revelam os diferentes caminhos que a abordagem comparativa comporta, bem como sua fecundidade teórica e crítica. Por outro lado, inúmeros cursos de Letras, especializações e mesmo mestrados e doutorados ainda se ressentem da ausência da pesquisa comparativa. Um dos possíveis reflexos destas ausências é o fato de a abordagem comparativa, interdisciplinar e interartística, ter uma presença quase nula no contexto do ensino básico. Neste sentido, este dossiê pretende agregar pesquisas, experiências e propostas de abordagem comparativa na sala de aula de todos os níveis de ensino. Espera-se, deste modo, dar visibilidade a vivências que possam estar esquecidas e a propostas alternativas que contemplem as produções literárias minoritárias, que podem ajudar a implementar um trabalho mais dinâmico e plural da literatura na formação de leitores.

    Palavras-chave: literatura comparada, ensino de literatura, formação de leitores.

    Submissão: até 30 de maio de 2024
    Publicação: setembro de 2024

    Organizadores:

    Ana Maria Machado: Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas| Centro de Literatura Portuguesa
    Faculdade de Letras | Universidade de Coimbra 

     José Hélder Pinheiro Alves: Doutor em Letras – Literatura brasileira – USP

    Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino – UFCG - Paraíba

    Rainério dos Santos Lima: Doutor em Literatura Comparada - UFF; Instituto de Ciências da Educação

    Universidade Federal do Oeste do Pará

    Read more about n. 4 - 2024 - Dossiê: Literatura Comparada e Ensino de Literatura
  • n. 5 - 2024 - Dossiê internacionalização e interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras

    2024-04-20

    A internacionalização de uma instituição envolve um denso processo de promoção, colaboração global e a busca por padrões de excelência em escala internacional. Nesse contexto, a internacionalização e a educação intercultural estão interconectadas e, frequentemente, são considerados componentes complementares em contextos educacionais. A educação intercultural é um campo de aplicação transversal que permeia diferentes perspectivas formativas e abordagens específicas de ensino e aprendizagem capazes de questionar estereótipos, conscientizar sobre as diversas formas de expressão cultural e, ainda, encorajar a abertura de espírito e a compreensão das diferenças mútuas. Quando a internacionalização e a educação intercultural perpassam o ensino de línguas estrangeiras, suscitam questões didáticas, metodológicas e político linguísticas. Dessa forma, neste dossiê tencionamos reunir trabalhos que, tendo como norte o processo de internacionalização, discutam a relação entre as línguas e os contatos interculturais, analisem a promoção de glotopolíticas como uma forma de agir sobre e para a organização da pluralidade linguística e cultural e visibilizem resultados de projetos de pesquisa, ensino e extensão ligados a temática.

    Organizadoras:​

    Profa. Dra. Heloisa Albuquerque-Costa (FFLCH-USP)
    Telma Pereira - UFF
    Marina Mello de Menezes F. Souza - UFOB

    Submissões até 30 de agosto de 2024.
    Publicação em dezembro de 2024.

    Read more about n. 5 - 2024 - Dossiê internacionalização e interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras
  • n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade

    2024-04-20

    Esta chamada acolhe textos de temáticas livres, que estejam dentro do foco e escopo deste periódico.

     

    A publicação se dará em fluxo contínuo. 


    Organizadores:
    Prof. Alain-Philippe Durand, Universidade do Arizona, EUA

    Profa. Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

    Profa. Maria Rennally Soares da Silva, Universidade Federal da Paraíba

     


    Submissões: até 15 de setembro de 2025.

    Publicação: em fluxo contínuo, até dezembro de 2025.

    Read more about n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade
  • n. 2 - 2025 - Dossiê: Divulgação/popularização da ciência linguística

    2024-04-20

    Rocha e Oliveira (2019) apontam que a divulgação científica é um desafio à medida que preferimos dialogar entre pares e nos esquecemos de que a ciência deve ser para todos os integrantes da sociedade. Diante disso, emerge a problemática em torno da falta de reconhecimento social do caráter científico da Linguística, cuja causa pode estar relacionada à existência de um hiato entre a ciência linguística e a sociedade, entre especialistas e não especialistas, isto é, à carência de divulgação/popularização científica, sobretudo em áreas do conhecimento que, em geral, não são compreendidas socialmente como científicas pelo público não-especialista, a exemplo da própria ciência linguística. Isso porque uma ciência só passa a ser concebida socialmente como tal se for divulgada/popularizada, isto é, se resplandecer no seio social, se estiver em simbiose com o social, se o científico for entendido pelo público em geral, e não somente pelos pares (SOUSA, 2022). Nesse direcionamento, poder-se-ia dizer que a ciência linguística se encontra em um lugar periférico em termos de consciência social do que seja ciência e que, por isso, se constitui um campo científico que se faz político e politizado. Dado o exposto, faz-se relevante problematizar a inserção da Linguística no escopo das práticas de divulgação/popularização científica, de modo a questionar: como se caracteriza, em termos teóricos e práticos, a divulgação/popularização científica da Linguística?; quais práticas podem contribuir efetivamente para essa finalidade?. Para tanto, esperam-se trabalhos que dialoguem com as práticas de divulgação/popularização da Linguística, em diversos aspectos, teóricos e práticos, desde os gêneros que se atrelam a essas práticas à análise de ações de divulgação/popularização da ciência linguística. Com isso, pretende-se contribuir para a caracterização da divulgação/popularização científica em Linguística, bem como para as discussões em torno do fortalecimento da relação entre a ciência linguística e a sociedade.

     

    Organizadores do dossiê:

    Prof. Guilherme Moés (Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Brasil)
    Profa. Regina Celi Mendes Pereira (Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Brasil)
    Profa. Rosalice Pinto (Universidade Nova de Lisboa – UNL/Portugal)

    Prazo para submissão: 26 de janeiro de 2025.
    Previsão de publicação: 31 de março de 2025.

    Read more about n. 2 - 2025 - Dossiê: Divulgação/popularização da ciência linguística
  • n. 3 - 2025 - New bonds in language teaching practices: interfaces between linguistic theory and teaching practice.

    2024-04-20

    Call for Letras Raras Journal

    This issue of Letras Raras will be dedicated to studies that aim to provide an overview of the several possible interfaces between theoretical linguistic studies and language teaching. It is of great value that this knowledge from related areas - but not necessarily interconnected - is combined to guarantee a reflective and effective language teaching. This interface may provide a great development of language professionals - active or in training, enabling them to give new meaning to the traditional ways of teaching languages, whatever it may be.

    We invite contributions from researchers in the areas of first language or foreign/additional language teaching, teacher training, applied linguistics, linguistic theory, among others. We accept papers, teaching sequences, or experience reports.

    Suggested topics (non-exhaustive list):

    Reflective teaching/learning of L1.

    Reflective L2 teaching/learning.

    Connecting teaching practices from L2 classes to L1 classes, and vice versa.

    L1 teachers training.

    L2 teachers training.

    The interface between the results of academic research and language teaching/learning.

    Presentation of L1 and/or L2 usage-based teaching approaches, centered on contextualization of linguistic elements, which leads the student to a reflective attitude.

    Guidelines establishment concerning the competencies intended to be developed in language teaching/learning, conceived through critical reflection that links linguistic theories and teaching.

    Read more about n. 3 - 2025 - New bonds in language teaching practices: interfaces between linguistic theory and teaching practice.
  • n. 4 - 2025 - Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)

    2024-04-20

    O dossiê da Revista Letras Raras propõe como tema a relação entre literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE). Observa-se o desenvolvimento de pesquisas sobre literatura no contexto do ensino-aprendizagem do FLE (Gruca, 1993, 2001, 2007; Puren, 2015; Jardim, 2018; Cunha, 2019), bem como a conscientização sobre o uso do texto literário neste contexto. No entanto, a prática revela contextos e realidades desiguais nas quais pode ainda haver a compreensão da literatura como pretexto (para análise morfo-sintática, para aquisição lexical, como documento-dispositivo de produção oral). Com a intenção de alçar este objeto ao primeiro plano, apresenta-se esta edição. Os seguintes eixos temáticos também são pertinentes à discussão:

    A articulação entre teoria e prática no uso de textos literários na aula de FLE;
    A perspectiva intercultural da literatura no ensino-aprendizagem do FLE;
    Os desafios e práticas do ensino curricular das literaturas em língua francesa;
    O uso de outras mídias na abordagem do texto literário na aula de língua francesa.

     

    Organizadoras:

    Profa. Dra. Daniele Cunha
    Profa. Dra. Gabriela Jardim
    Profa. Dra. Karol Garcia

    Submissões: 31 de julho de 2025
    Publicação: 30 de setembro de 2025

    Read more about n. 4 - 2025 - Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)