Gamificação na aprendizagem de língua espanhola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8302102
Palavras-chave: Gamificação, Analógico, Aprendizagem, Língua Espanhola, Movimento

Resumo

Dentro da perspectiva de uma aprendizagem ativa, focamos, nesse artigo, na gamificação, que se traduz pela aprendizagem por meio de jogos. Como objetivo geral, buscamos refletir sobre a prática de jogos analógicos em aulas de língua espanhola. Partimos do viés analógico porque o jogo no viés digital, ligado à sua necessidade de acesso à internet, ainda não é de acesso para todos, principalmente nas escolas públicas do país. Durante esse artigo também respondemos à seguinte pergunta: quais impactos o uso de jogos analógicos oferece na aprendizagem de língua espanhola? Baseados no método qualitativo, nosso principal referencial teórico está baseado em Feuerstein (2014), Moran (2019), Azcoaga (1973) e Lee Sheldon (2012; 2020). Reitera-se nas conclusões a importância da gamificação como metodologia ativa e também a reflexão dos diferentes fatores que envolvem o ensino do espanhol como língua estrangeira no Brasil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Carolina Farias, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do Curso de Letras – Português e Inglês da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana. Doutor em Letras (área de Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Pelotas. Área de Atuação: Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. 

Luana Bottcher Sbeghen, Universidad de La Sabana

Mestre em Desarrollo Infantil pela Universidad de La Sabana (Colômbia) e graduada em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - Brasil). 

Referências

AZCOAGA, J. E. (1973). Sistema nervioso y aprendizaje. Bs. As, CEL. In: Casas, R. M. (1999) Aprender a leer y escribir: ¿es lo mismo para todos los niños? En: Revista Universidad de Guadalajara. Dossier. El cerebro y el comportamiento humano. Número 15

BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs). Metodologias Ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

BADDELEY, A., EYSENCK, M. W., & Anderson, M. C. Memoria. Alianza Editorial. 2020.

CANDIDO, Antonio, et al. O direito à literatura. Vários escritos, 1995, vol. 3, p. 235-263.

COHEN, Elizabeth; LOTAN, Raquel A. Planejando o trabalho em grupo. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

FEUERSTEIN, Reuven; FEUERSTEIN, Rafael S. FALIK, Louis H. Além da inteligência. Aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. 1 Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HUIZINGA, J. Homo ludens: A study of the play-element in our culture. Routledge & Kegan Paul, 1955.

MORAN, José. Metodologias Ativas de Bolso. São Paulo: Editora do Brasil, 2019.

SBEGHEN, Luana B. Mapeamiento de la gamificación analógica aplicada al español como lengua extranjera en Brasil. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2019.

SBEGHEN, Luana B. Astrogalácticos: propuesta de metodología gamificada para el desarrollo de la memoria de trabajo en población infantil. Dissertação de Mestrado, Universidad de La Sabana. Colômbia, 2021.

VIEIRA JÚNIOR, I. Torto Arado. Lisboa: LeYa. 2019.

Downloads

Publicado em

31 de agosto de 2023

Como Citar

FARIAS, A. C.; SBEGHEN, L. Gamificação na aprendizagem de língua espanhola . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 2, p. 114–126, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8302102. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/713. Acesso em: 24 nov. 2024.

Seção

Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação