Do ‘anão’ ao nanismo as diferentes representações em Branca de Neve

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8302755
Palavras-chave: Nanismo, Estudo das deficiências , Irmãos Grimm, Branca de neve, Adaptações

Resumo

A proposta do artigo é analisar criticamente a evolução da representação de pessoas com nanismo da coletânea de contos de fadas feita pelos irmãos Grimm entre 1812 e 1815 às adaptações cinematográficas contemporâneas do conto Branca de Neve, observando até que ponto os personagens presentes nessas obras se assemelham aos seres mágicos chamados ‘anões’ e a pessoas reais com nanismo. Tendo em vista a importância dessas obras para a fixação da imagem do ‘anão’ no imaginário popular, busca-se mostrar como as características atribuídas a esse personagem resultaram em um estereótipo carregado de preconceitos que até hoje afetam as pessoas com nanismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Sabrina Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Letras Alemão – Português pela Universidade de São Paulo (2002), concluiu o Mestrado (2006) e o Doutorado (2011) em Literatura Alemã na mesma instituição. Atua como professora adjunta de Língua Alemã e Literatura na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Ana Clara Amaral de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em andamento no curso de Letras Licenciatura Dupla – Língua Portuguesa e Língua Alemã pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

Downloads

Publicado em

31 de agosto de 2023

Como Citar

PEREIRA, V. . S.; AMARAL DE OLIVEIRA, A. C. Do ‘anão’ ao nanismo as diferentes representações em Branca de Neve. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 2, p. 291–309, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8302755. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/624. Acesso em: 28 abr. 2024.

Seção

Artigos de temas livres