O entre mundos de sonhos e opressão no romance Marginais, de Evel Rocha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8049378
Palavras-chave: Marginais, Literatura Cabo-Verdiana, Estudos decoloniais, Dominação e resistência

Resumo

O presente estudo é uma leitura decolonial do romance Marginais, de Evel Rocha (2010), obra representativa da LiteraturaCabo-Verdiana contemporânea. Objetivamente, a partir dos pressupostos teóricos de autores como Santos (2003),Maldonado-Torres (2020), Rui (1985), Mignolo (2020) e das reflexões oriundas das pesquisas de Nóbrega e Pinheiro-Carvalho (2022), entre outros, buscamos investigar acerca das relações que emergem entre a dominação articulada e aresistência fragmentada no referido romance a partir das memórias da personagem principal, Sergio do Rosário. Partindoda leitura do romance, buscamos evidenciar o imbricado contexto histórico-social resultante do pós-colonialismo em CaboVerde e as consequentes relações sociais e institucionais que se estabelecem quando da reorganização e consolidaçãodas novas estruturas sociais cabo-verdianas. Nesse sentido, analisamos o conjunto das personagens e seus espaçostendo como principal cenário a Ilha do Sal, lugar e espaço onde são narradas as memórias vivenciadas por Sérgio doRosário e seus amigos de infância e juventude conhecidos como os Pitboys da Ribeira Funda. Metodologicamente, estetrabalho, para além de uma revisão de literatura do referencial sobre a teoria decolonial, é uma leitura que busca discutira temática do sonho e da opressão à luz dos estudos decoloniais. É também caracterizado por um recorte de naturezabibliográfica, cujos objetivos descritivos e explicativos buscam situar, descrever e exemplificar as diversas nuances queemergem da relação entre os sonhos de Sérgio do Rosário e a realidade de abandono dos invisibilizados da Ilha do Sal,perpetrados pelo poder público e suas esferas institucionais, das quais damos especial enfoque à escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro. NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. BARBOSA, Ana Paula Herculano. O entre mundos de sonhos e opressão no romance Marginais, de Evel Rocha. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 11, n. 4, p. 116-134, dez. 2022.

Downloads

Publicado em

29 de dezembro de 2022

Como Citar

CHAVES PINHEIRO CARVALHO, A. M.; DOS SANTOS SILVA NÓBREGA, M. M.; HERCULANO BARBOSA, A. P. O entre mundos de sonhos e opressão no romance Marginais, de Evel Rocha. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 4, p. 116–134, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8049378. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/762. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Artigos de temas livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.