Do ‘anão’ ao nanismo as diferentes representações em Branca de Neve

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8302755

Palavras-chave:

Nanismo, Estudo das deficiências , Irmãos Grimm, Branca de neve, Adaptações

Resumo

A proposta do artigo é analisar criticamente a evolução da representação de pessoas com nanismo da coletânea de contos de fadas feita pelos irmãos Grimm entre 1812 e 1815 às adaptações cinematográficas contemporâneas do conto Branca de Neve, observando até que ponto os personagens presentes nessas obras se assemelham aos seres mágicos chamados ‘anões’ e a pessoas reais com nanismo. Tendo em vista a importância dessas obras para a fixação da imagem do ‘anão’ no imaginário popular, busca-se mostrar como as características atribuídas a esse personagem resultaram em um estereótipo carregado de preconceitos que até hoje afetam as pessoas com nanismo.

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Biografia do Autor

Valéria Sabrina Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Letras Alemão – Português pela Universidade de São Paulo (2002), concluiu o Mestrado (2006) e o Doutorado (2011) em Literatura Alemã na mesma instituição. Atua como professora adjunta de Língua Alemã e Literatura na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Ana Clara Amaral de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em andamento no curso de Letras Licenciatura Dupla – Língua Portuguesa e Língua Alemã pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

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Publicado

31-08-2023

Como Citar

PEREIRA, Valéria Sabrina; AMARAL DE OLIVEIRA, Ana Clara. Do ‘anão’ ao nanismo as diferentes representações em Branca de Neve. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 2, p. 291–309, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8302755. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/624. Acesso em: 5 dez. 2025.

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