Ir para o conteúdo
GovBR
Comunica BR
Acesso à informação
Participe
Legislação
Órgãos do Governo
Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contact
Comité éditorial
Notícias
Sobre
À propos de cette revue
Politique d'éthique
Foco e Escopo
Formulário de avaliação
Déclaration de confidentialité
Grupo de pesquisa LELLC
Rechercher
Portal de Periódicos
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 12 No 2 (2023): Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
Vol. 12 No 2 (2023): Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
Publiée:
août 31, 2023
Capa
Capa
Mathilde Lendresse, Maria
png (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299751
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Port. (Português (Brasil))
Editorial (ENG)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299756
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria
2-3
Eng. (Português (Brasil))
Apresentação
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299763
Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria
4-11
Port. (Português (Brasil))
Apresentação (ENG)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299773
Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria
4-11
Eng. (Português (Brasil))
Apresentação (ESP)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299768
Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria
4-11
Esp. (Português (Brasil))
Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
La gamificación con videojuegos en clase de ELE: propuesta didáctica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299775
Gregorio Espinar Ruiz
12-41
Esp. (Português (Brasil))
Gamification with video games in Spanish as Foreign Language
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299789
Gregorio Espinar Ruiz
12-39
Eng. (Português (Brasil))
Creatividad y aprendizaje de lenguas a través de narrativas digitales, traducción audiovisual didáctica y los Sims
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299795
Antonio Tinedo-Rodríguez
42-61
Esp. (Português (Brasil))
Creativity and Language Learning through Digital Narratives, Didactic Audiovisual Translation and ‘The Sims’
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8299800
Antonio Tinedo-Rodríguez
40-59
Eng. (Português (Brasil))
Enseñanza basada en el juego y la gamificación en ELE: casos y proyectos
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301539
José Manuel Foncubierta Muriel, José María Rodríguez Santos
62-73
Esp. (Português (Brasil))
Game-based teaching and gamification in ELE: cases and projects
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301638
José Manuel Foncubierta Muriel, José María Rodríguez Santos
60-70
Eng. (Português (Brasil))
Aplicativos e jogos digitais no processo de alfabetização escolar
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301672
Adriana Falqueto Lemos, Janaína Vilela , Tiele do Couto
74-90
Port. (Português (Brasil))
Digital applications and games in school literacy process
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301704
Adriana Falqueto Lemos, Janaína Franciele do Couto Vilela, Tiele Pereira do Couto
71-86
Eng. (Português (Brasil))
Repensando a Gamificação A Partir das Contribuições dos Estudos em Letramentos em Jogos Digitais e dos Game Studies: O Exemplo da Atividade “Oral English – Games"
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301748
Vinícius Oliveira de Oliveira, Nathalia Silva
91-113
Port. (Português (Brasil))
Rethinking gamification according to contributions made by studies in videogame literacy and game studies: the example of the activity “Oral English — Games”
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8301834
Vinícius Oliveira de Oliveira, Nathalia Lopes da Silva
87-107
Eng. (Português (Brasil))
Gamificação na aprendizagem de língua espanhola
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302102
Aline Carolina Farias, Luana Sbeghen
114-126
Port. (Português (Brasil))
Gamificación en el aprendizaje de lengua española
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302120
Aline Carolina Farias, Luana Bottcher Sbeghen
108-120
Esp. (Português (Brasil))
As tecnologias digitais e a pedagogia dos multiletramentos: desafios para o ensino dos gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302209
Neide Araujo Castilho Teno, Alessandra Risalde Dias , Rosely Brum Ojeda
127-139
Port. (Português (Brasil))
Digital technologies and multiliteracies y pedagogy: challenges for teaching textual genres
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302229
Neide Araujo Castilho Teno, Alessandra Risalde Dias, Rosely Brum Ojeda
121-132
Eng. (Português (Brasil))
Estratégias para a leitura multimodal: análise de inferências durante a leitura de tirinhas em espanhol
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302248
Liviane da Silva Martins, Francisco Welligton Borges Gomes
140-162
Port. (Português (Brasil))
Estrategias de lectura multimodal: análisis de inferencias durante la lectura de cómics en españo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302274
Liviane da Silva Martins, Francisco Welligton Borges Gomes
133-156
Esp. (Português (Brasil))
A utilização do Gamification para a avaliação de língua inglesa no contexto do Ensino Superior: uma perspectiva inovadora
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302290
Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeire Caetano, Roberta Caiado
163-187
Port. (Português (Brasil))
The use of Gamification for English language assessment in Higher Education: an innovative perspective
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302324
Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeiere Caetano da Silva, Roberta Varginha Ramos Caiado
157-181
Eng. (Português (Brasil))
Artigos de temas livres
Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302361
Donizete Silva Oliveira, Leidiane Raimundo Cordeiro, Juliene da Silva Barros Gomes
188-209
Port. (Português (Brasil))
The (meta)utterances and the process of construction of meanings in the Portuguese language textbook
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302558
Donizete Silva Oliveira, Leidiane Raimundo Cordeiro, Juliene da Silva Barros Gomes
182-203
Eng. (Português (Brasil))
O romance histórico contemporâneo: entre inovação, resgate e singularidade – uma análise de “A noite da espera” (2017) de Milton Hatoum
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302524
Wesley Brito dos Santos Brito dos Santos, Oussama Naouar Naouar
210-230
Port. (Português (Brasil))
Le roman historique contemporain entre innovation, réhabilitation et singularité – une analyse de “A noite da espera” (2017) de Milton Hatoum
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302431
Wesley Brito dos Santos Brito dos Santos, Oussama Naouar Naouar
204-224
Fran. (Português (Brasil))
O mito do marquês de Pombal em narrativas ficcionais
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302572
Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, José Eduardo Franco
231-258
Port. (Português (Brasil))
The myth of the Marquis de Pombal in fictional narratives
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302608
Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, José Eduardo Franco
225-253
Eng. (Português (Brasil))
Paixão e prisão em Senilidade, de Italo Svevo e, Um amor, de Dino Buzzati
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302660
Ivair Carlos Castelan
259-275
Port. (Português (Brasil))
Passione e prigione nella in Senilità, di Italo Svevo e, Un amore, di Dino Buzzati
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302683
Ivair Carlos Castelan
254-270
Ita. (Português (Brasil))
Possessão poética: linguagem e loucura em King Lear
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302701
Angiuli Copetti de Aguiar
276-290
Port. (Português (Brasil))
Poetic possession: language and madness in King Lear
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302715
Angiuli Copetti de Aguiar
271-282
Eng. (Português (Brasil))
Do ‘anão’ ao nanismo as diferentes representações em Branca de Neve
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302755
Valéria Sabrina Pereira, Ana Clara Amaral de Oliveira
291-309
Port. (Português (Brasil))
From dwarf to dwarfism: the different representations in Snow White
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302744
Valéria Sabrina Pereira, Ana Clara Amaral de Oliveira
283-300
Eng. (Português (Brasil))
Representações de crianças em situação de rua na literatura brasileira do século XVI ao XX: travessias de um campo em (des)construção
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302781
Priscila Nunes Brazil, Maria Thais de Oliveira Batista, Francisco Roberto Diniz Araújo
310-325
Port. (Português (Brasil))
Representations of Children in Street Situation in Brazilian Literature from the 16th to the 20th Century: Journeys of a (De)constructed Field
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302797
Priscila Nunes Brazil, Maria Thais de Oliveira Batista, Francisco Roberto Diniz Araújo
301-315
Eng. (Português (Brasil))
Resenhas
A luta do humano até o humano: a poesia de O ato de respirar de Sony Labou Tansi
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302823
Jorge Morais
326-331
Port. (Português (Brasil))
O exercício de dizer adeus em Spiritfarer
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302831
Vinícius Ryan de Sousa Montenegro
332-336
Port. (Português (Brasil))
Produção Artística
O menino de vestido azul e saltos
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302848
Jo A-mi
337-341
Port. (Português (Brasil))
Ansiedade
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302876
Tiago Nunes Soares Schweiger
342-343
Port. (Português (Brasil))
O circo do mundo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302902
Said Slaibi Araujo
343-344
Port. (Português (Brasil))
Salmo da injustiça
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302910
Renan Monezi Lemes
345-346
Port. (Português (Brasil))
O poeta solitário: a redescoberta da escrita e liberdade
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302922
Idio Fridolino Altmann
347-348
Port. (Português (Brasil))
O mentiroso
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302930
Emerson Patrício de Morais Filho
349-352
Port. (Português (Brasil))
Colaboradores
Colaboradores e Organizadores
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8305304
Rubén González Vallejo, Josilene Pinheiro-Mariz
353-354
Port. (Português (Brasil))
Mots-clés
Interculturalité
Entretien;
Africanicide
Entretien
Goiânia.
Goiânia
Hybridité littéraire
Brésil
langues des signes
Diglossie
Pluriculturalisme
Français
Morphologie
Avatar
Milton Hatoum
Links
Langue
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Block title
Retomando o estudo do resumo: conceito, classificação e apresentação
21
Language policies, languages, and internationalization: an analysis of Public Higher Education Institutions in the Northern Region of Brazil
11
De la formación docente a la formación lectora/literaria en la Educación de Jóvenes y Adultos: perspectivas teóricas y de investigación en la modernidad tardía
10
O gênero propaganda de outdoor na perspectiva de letramento crítico
10
António Nobre: entre a Solidão Essencial e a Solidão Povoada
10
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: