Vol. 12 Núm. 2 (2023): Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação

					Ver Vol. 12 Núm. 2 (2023): Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação
Publicado: agosto 31, 2023

Capa

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299751
    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    2-3
  • Editorial (ENG)

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299756
    Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    2-3

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299763
    Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    4-11
  • Apresentação (ENG)

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299773
    Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    4-11
  • Apresentação (ESP)

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299768
    Rubén González Vallejo , Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
    4-11

Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação

  • La gamificación con videojuegos en clase de ELE: propuesta didáctica

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299775
    Gregorio Espinar Ruiz
    12-41
  • Gamification with video games in Spanish as Foreign Language

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299789
    Gregorio Espinar Ruiz
    12-39
  • Creatividad y aprendizaje de lenguas a través de narrativas digitales, traducción audiovisual didáctica y los Sims

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299795
    Antonio Tinedo-Rodríguez
    42-61
  • Creativity and Language Learning through Digital Narratives, Didactic Audiovisual Translation and ‘The Sims’

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8299800
    Antonio Tinedo-Rodríguez
    40-59
  • Enseñanza basada en el juego y la gamificación en ELE: casos y proyectos

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8301539
    José Manuel Foncubierta Muriel, José María Rodríguez Santos
    62-73
  • Game-based teaching and gamification in ELE: cases and projects

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8301638
    José Manuel Foncubierta Muriel, José María Rodríguez Santos
    60-70
  • Aplicativos e jogos digitais no processo de alfabetização escolar

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8301672
    Adriana Falqueto Lemos, Janaína Vilela , Tiele do Couto
    74-90
  • Digital applications and games in school literacy process

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8301704
    Adriana Falqueto Lemos, Janaína Franciele do Couto Vilela, Tiele Pereira do Couto
    71-86
  • Repensando a Gamificação A Partir das Contribuições dos Estudos em Letramentos em Jogos Digitais e dos Game Studies: O Exemplo da Atividade “Oral English – Games"

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8301748
    Vinícius Oliveira de Oliveira, Nathalia Silva
    91-113
  • Rethinking gamification according to contributions made by studies in videogame literacy and game studies: the example of the activity “Oral English — Games”

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8301834
    Vinícius Oliveira de Oliveira, Nathalia Lopes da Silva
    87-107
  • Gamificação na aprendizagem de língua espanhola

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302102
    Aline Carolina Farias, Luana Sbeghen
    114-126
  • Gamificación en el aprendizaje de lengua española

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302120
    Aline Carolina Farias, Luana Bottcher Sbeghen
    108-120
  • As tecnologias digitais e a pedagogia dos multiletramentos: desafios para o ensino dos gêneros textuais

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302209
    Neide Araujo Castilho Teno, Alessandra Risalde Dias , Rosely Brum Ojeda
    127-139
  • Digital technologies and multiliteracies y pedagogy: challenges for teaching textual genres

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302229
    Neide Araujo Castilho Teno, Alessandra Risalde Dias, Rosely Brum Ojeda
    121-132
  • Estratégias para a leitura multimodal: análise de inferências durante a leitura de tirinhas em espanhol

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302248
    Liviane da Silva Martins, Francisco Welligton Borges Gomes
    140-162
  • Estrategias de lectura multimodal: análisis de inferencias durante la lectura de cómics en españo

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302274
    Liviane da Silva Martins, Francisco Welligton Borges Gomes
    133-156
  • A utilização do Gamification para a avaliação de língua inglesa no contexto do Ensino Superior: uma perspectiva inovadora

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302290
    Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeire Caetano, Roberta Caiado
    163-187
  • The use of Gamification for English language assessment in Higher Education: an innovative perspective

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302324
    Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeiere Caetano da Silva, Roberta Varginha Ramos Caiado
    157-181

Artigos de temas livres

  • Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302361
    Donizete Silva Oliveira, Leidiane Raimundo Cordeiro, Juliene da Silva Barros Gomes
    188-209
  • The (meta)utterances and the process of construction of meanings in the Portuguese language textbook

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302558
    Donizete Silva Oliveira, Leidiane Raimundo Cordeiro, Juliene da Silva Barros Gomes
    182-203
  • O romance histórico contemporâneo: entre inovação, resgate e singularidade – uma análise de “A noite da espera” (2017) de Milton Hatoum

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302524
    Wesley Brito dos Santos Brito dos Santos, Oussama Naouar Naouar
    210-230
  • Le roman historique contemporain entre innovation, réhabilitation et singularité – une analyse de “A noite da espera” (2017) de Milton Hatoum

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302431
    Wesley Brito dos Santos Brito dos Santos, Oussama Naouar Naouar
    204-224
  • O mito do marquês de Pombal em narrativas ficcionais

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302572
    Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, José Eduardo Franco
    231-258
  • The myth of the Marquis de Pombal in fictional narratives

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302608
    Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, José Eduardo Franco
    225-253
  • Paixão e prisão em Senilidade, de Italo Svevo e, Um amor, de Dino Buzzati

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302660
    Ivair Carlos Castelan
    259-275
  • Passione e prigione nella in Senilità, di Italo Svevo e, Un amore, di Dino Buzzati

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302683
    Ivair Carlos Castelan
    254-270
  • Possessão poética: linguagem e loucura em King Lear

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302701
    Angiuli Copetti de Aguiar
    276-290
  • Poetic possession: language and madness in King Lear

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302715
    Angiuli Copetti de Aguiar
    271-282
  • Do ‘anão’ ao nanismo as diferentes representações em Branca de Neve

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302755
    Valéria Sabrina Pereira, Ana Clara Amaral de Oliveira
    291-309
  • From dwarf to dwarfism: the different representations in Snow White

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302744
    Valéria Sabrina Pereira, Ana Clara Amaral de Oliveira
    283-300
  • Representações de crianças em situação de rua na literatura brasileira do século XVI ao XX: travessias de um campo em (des)construção

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302781
    Priscila Nunes Brazil, Maria Thais de Oliveira Batista, Francisco Roberto Diniz Araújo
    310-325
  • Representations of Children in Street Situation in Brazilian Literature from the 16th to the 20th Century: Journeys of a (De)constructed Field

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302797
    Priscila Nunes Brazil, Maria Thais de Oliveira Batista, Francisco Roberto Diniz Araújo
    301-315

Resenhas

  • A luta do humano até o humano: a poesia de O ato de respirar de Sony Labou Tansi

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302823
    Jorge Morais
    326-331
  • O exercício de dizer adeus em Spiritfarer

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302831
    Vinícius Ryan de Sousa Montenegro
    332-336

Produção Artística

  • O menino de vestido azul e saltos

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302848
    Jo A-mi
    337-341
  • Ansiedade

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302876
    Tiago Nunes Soares Schweiger
    342-343
  • O circo do mundo

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302902
    Said Slaibi Araujo
    343-344
  • Salmo da injustiça

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302910
    Renan Monezi Lemes
    345-346
  • O poeta solitário: a redescoberta da escrita e liberdade

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302922
    Idio Fridolino Altmann
    347-348
  • O mentiroso

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8302930
    Emerson Patrício de Morais Filho
    349-352

Colaboradores

  • Colaboradores e Organizadores

    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8305304
    Rubén González Vallejo, Josilene Pinheiro-Mariz
    353-354