O Seminário Regional de Pesquisa de Expressão Francesa (SEMIFRA) entre 2016 e 2021: impactos deste encontro para a licenciatura em francês no Distrito Federal
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.10183036Résumé
Este artigo analisa os impactos de quatro edições do Seminário Regional de Pesquisa de Expressão francesa – SEMIFRA para a licenciatura em francês língua estrangeira (FLE) entre 2016 e 2021. Este evento nasceu no seio da Associação dos Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF) e da área de Letras – Língua francesa e respectiva Literatura, do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). As quatro edições desta manifestação científica aconteceram em 2016, 2017 e 2018 presencialmente, no auditório do Instituto de Letras da UnB e em 2021, a distância, a partir da plataforma ZOOM. O quadro teórico subjacente à esta reflexão é a colaboração e os embates atrelados ao compartilhamento e às trocas em formação inicial e continuada. Acreditamos que a interlocução entre a vida associativa e a academia alicerça a prática docente, favorece a proximidade entre a teoria e a prática a partir da relação entre a pesquisa e as experiências docentes propostas e a presença dos membros das gestões da APFDF entre os docentes da Universidade de Brasília legitima as ações formativas no seio dessa associação e reforça o valor das ações comuns, coletivas e de formação em FLE.
Téléchargements
Références
BENITES, L. A participação da universidade e da escola no acontecimento do estágio curricular supervisionado de futuros professores de Educação Física. Dossiê Formação de professores na contemporaneidade: da universidade à escola e da escola à universidade. In: Pro.posições. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/NzySwFJFNNf6zFG965h6hnH/?format=pdf&lang=pt Acesso 5 out. 2022.
BAILLEUL, M. ; THÉMINES, J.-F. ; BODERGAT, J.-Y. Collectifs et enseignants débutants Logiques et significations des collectifs pour des enseignants débutants. Education et formation, e-293-12, mai 2010. Disponible sur : http://revueeducationformation.be/index.php?revue=9&page=3 Accès le 10 oct. 2022.
CHALLAH, Rana. Des dynamiques coopératives au travail en réseau: une évolution nécessaire au service du développement professionnel ? In : CONGRES BRESILIEN DES PROFESSEURS DE FRANÇAIS, 22., 2019, Brasília. Actes du XXIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Édition spéciale de la Revue Letras Raras: Campina Grande. EDUFCG. nov. 2020, p. 474-487. Disponible sur : http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/2000/1386 Accès le 16 oct. 2022.
CHARLIER, B. L’échange et le partage de pratiques d’enseignement au cœur du développement professionnel ? Education et formation, e-293-10, mai 2010. Disponible sur : http://revueeducationformation.be/index.php?revue=9&page=3 Accès le 10 oct. 2022.
DAMASCO, D. G. de B. ; PASSOS, L. F. Le travail collaboratif et bénévole en réseau : enjeux actuels de la Fédération Brésilienne des Professeurs de Français. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 9, p. 179-192, oct. 2020. Disponible sur : http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1947/1356 Accès le 14 oct. 2022.
DE LIÈVRE, B. ; DIONNE, L. ; COUTURE, C. Collaborations pour la pratique et la recherche en éducation. Éditorial. Education et formation, e-293-01, mai 2010. Disponible sur : http://revueeducationformation.be/index.php?revue=9&page=3 Accès le 10 oct. 2022.
LANDRY, C. ; GAGNON, B. Les notions de partenariat et de collaboration
Induisent-elles un nouveau mode de recherche entre l’université et le milieu ?
Cahiers de la recherche en éducation, 6(2), 163–188, 1999.
Disponible sur :
https://www.erudit.org/fr/revues/cre/1999-v6-n2-cre0692/1017002ar/ Accès le 16 oct. 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Letras Raras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.