Literatura em aula de francês como língua estrangeira: uma proposta para o Idiomas sem Fronteiras-francês
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17970241Palabras clave:
Literatura; Ensino; ISF-Francês; autorasResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de atividade para a abordagem da literatura em aula de francês como língua estrangeira (FLE), sob as perspectivas das abordagens plurais no âmbito do IsF-F. Para isso, ancoramo-nos nas contribuições de Jover-Faleiros (2009) para a formação do leitor literário, Pinheiro-Mariz (2007, 2014) para o desenvolvimento da competência intercultural, e Candelier et al. (2015) para o conceito de plurilinguismo na leitura de textos a partir de diversas línguas. Discutimos e analisamos a importância da abordagem da literatura e da leitura literária em aula de FLE. Para isso, trabalhamos o texto escrito Scholastique Mukasonga a fim de evocar outras autoras e para promover debates pertinentes sobre pensamento feminista negro e as diversas interseccionalidades, promovendo a alteridade e a formação de leitores críticos e engajados socialmente. A iniciativa se alinha à forte confluência de línguas no Brasil e aos esforços das Instituições de Ensino Superior (IES) em inserir novas perspectivas de ensino no âmbito do IsF-F.
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REFERÊNCIAS
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