Literatura em aula de francês como língua estrangeira: uma proposta para o Idiomas sem Fronteiras-francês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17970241

Palavras-chave:

Literatura; Ensino; ISF-Francês; autoras

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de atividade para a abordagem da literatura em aula de francês como língua estrangeira (FLE), sob as perspectivas das abordagens plurais no âmbito do IsF-F. Para isso, ancoramo-nos nas contribuições de Jover-Faleiros (2009) para a formação do leitor literário, Pinheiro-Mariz (2007, 2014) para o desenvolvimento da competência intercultural, e Candelier et al. (2015) para o conceito de plurilinguismo na leitura de textos a partir de diversas línguas. Discutimos e analisamos a importância da abordagem da literatura e da leitura literária em aula de FLE. Para isso, trabalhamos o texto escrito Scholastique Mukasonga a fim de evocar outras autoras e para promover debates pertinentes sobre pensamento feminista negro e as diversas interseccionalidades, promovendo a alteridade e a formação de leitores críticos e engajados socialmente. A iniciativa se alinha à forte confluência de línguas no Brasil e aos esforços das Instituições de Ensino Superior (IES) em inserir novas perspectivas de ensino no âmbito do IsF-F.

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Biografia do Autor

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande/CH-UAL

Possui graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade Paris 8 -Vincennes-Saint Denis (2013), sobre o texto literário escrito por autoras de língua francesa fora do Hexágono. Professora Associada na Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na graduação em Letras- Língua Portuguesa e Língua Francesa e na Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (Mestrado e Doutorado). Participou como pesquisadora no projeto DIPROLínguas: Distância e proximidade entre português, francês e outras línguas: potencial da reflexão comparativa (2018-2022) CAPES-COFECUB. Profissional de Letras: Língua e Literaturas de Língua Francesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Estudos da relação entre língua e literatura, confluindo para reflexões sobre literaturas "ditas francófonas", africanas e de diáspora; formação de leitores de textos literários em língua estrangeira e materna (FLE e PLE); intercompreensão de línguas românicas; didática de línguas/literaturas e ensino de FLE (crianças e adultos), estudos interculturais e ensino. Foi tutora do PET-Letras /UFCG. Foi Professora Convidada na Université Paris 8. É Editora da Revista Letras Raras. 

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

20-12-2025

Como Citar

GOMES, Lindembergue de Andrade; PINHEIRO-MARIZ, Josilene; BRITO DE ALBUQUERQUE-COSTA, Heloísa. Literatura em aula de francês como língua estrangeira: uma proposta para o Idiomas sem Fronteiras-francês. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 4, p. e6750 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17970241. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6750. Acesso em: 28 dez. 2025.

Edição

Seção

n. 4 - 2025: Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)

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