Literatura em aula de francês como língua estrangeira: uma proposta para o Idiomas sem Fronteiras-francês

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17970241

Keywords:

Literatura; Ensino; ISF-Francês; autoras

Abstract

This article aims to present a proposed activity for approaching literature in English-language and Literary Education (FLE) classes from the perspective of plural approaches within the IsF-F. To this end, we draw primarily on the contributions of Jover-Faleiros (2009) for the development of literary readers, Pinheiro-Mariz (2007, 2014) for the development of intercultural competence, and Candelier et al. (2015) for the concept of plurilingualism of texts from different languages. We discuss and analyze the importance of approaching literature and literary reading in English-language and Literary Education (FLE) classes. To this end, we work with the written text Scholastique Mukasonga to evoke other important authors and to bring pertinent debates on Black feminist thought and various intersectionalities, promoting otherness and the formation of critical and socially engaged readers. The initiative aligns with the strong confluence of languages ​​in Brazil and the efforts of Higher Education Institutions (HEIs) to introduce new teaching perspectives within the scope of IsF-F.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande/CH-UAL

Possui graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade Paris 8 -Vincennes-Saint Denis (2013), sobre o texto literário escrito por autoras de língua francesa fora do Hexágono. Professora Associada na Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na graduação em Letras- Língua Portuguesa e Língua Francesa e na Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (Mestrado e Doutorado). Participou como pesquisadora no projeto DIPROLínguas: Distância e proximidade entre português, francês e outras línguas: potencial da reflexão comparativa (2018-2022) CAPES-COFECUB. Profissional de Letras: Língua e Literaturas de Língua Francesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Estudos da relação entre língua e literatura, confluindo para reflexões sobre literaturas "ditas francófonas", africanas e de diáspora; formação de leitores de textos literários em língua estrangeira e materna (FLE e PLE); intercompreensão de línguas românicas; didática de línguas/literaturas e ensino de FLE (crianças e adultos), estudos interculturais e ensino. Foi tutora do PET-Letras /UFCG. Foi Professora Convidada na Université Paris 8. É Editora da Revista Letras Raras. 

References

REFERÊNCIAS

CANDELIER, Michel et al. Un Cadre de Référence pour les Approches Plurielles des Langues et des Cultures Compétences et ressources. Editions du Conseil de l’Europe. Strasbourg. 2012. Disponível em: https://carap.ecml.at/. Acesso em 29 de agosto de 2025.

CANDELIER, Michel et al. Cadre de Référence pour les Approches Plurielles des Langues et des Cultures – CARAP. Conseil de l'Europe : Áustria, 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura literária no ensino do Francês Língua Estrangeira: consenso teórico, ausência na prática? Fragmentos, número 37, p. 165-179 Florianópolis/ jul - dez/ 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MORAIS FILHO, Emerson Patrício de. Línguas, literatura e intercompreensão: estudo sobre as representações de professores. 2020. 155f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino). Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, 2020.

PINHEIRO-MARIZ, Josilene. O texto literário em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE). 2007. 284 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

PINHEIRO-MARIZ, Josilene. O desenvolvimento da competência intercultural em aula de francês língua estrangeira. In: PIETRARÓIA, Cristina Moerbeck Casadei; ALBUQUERQUE-COSTA, Heloisa Brito de. Leitura(s) em francês língua estrangeira. Série ENJEU. Vol. 2. São Paulo: Paulistana; Capes, 2014.

Published

2025-12-20

How to Cite

GOMES, Lindembergue de Andrade; PINHEIRO-MARIZ, Josilene; BRITO DE ALBUQUERQUE-COSTA, Heloísa. Literatura em aula de francês como língua estrangeira: uma proposta para o Idiomas sem Fronteiras-francês. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 4, p. e6750 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17970241. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6750. Acesso em: 28 dec. 2025.

Issue

Section

n. 4 - 2025: Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >> 

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.