Sobre a formação de professor de português como língua não materna e estrangeira no Brasil: um olhar para a realidade do estado da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12786297Abstract
Este artigo está ancorado em um contexto que aponta para uma experiência empírica, pois observa-se que, nas formações em Letras, no estado da Paraíba, independentemente da língua -se estrangeira ou materna- e, sobretudo, na formação em língua portuguesa, parece haver um olhar ínfimo para a formação de professores de português como língua estrangeira. Tais experiências advêm dos contextos em que vivemos seja como professora, e/ ou como estudante. Nasce dessa inquietação, a necessidade de melhor conhecer tal realidade no estado; assim, o nosso objetivo foi averiguar e refletir sobre como se dá a formação de professores de português como língua não materna (PLNM) no estado da Paraíba, uma vez que há diversas instituições em nível federal, estadual e privado em todo o estado, oferecendo formação em Letras. O problema que fundeia estas reflexões constitui-se em: pensar sobre a formação de professores de PLNM em um estado que recebe um número significativo de estrangeiros, sem que tenha em nenhuma de suas instituições de ensino, o curso de Letras com fim de ensinar a língua portuguesa para estrangeiros. Encontramos em Morin (2000), Freire (2001), Philippov (2015) considerações que nos ajudam a refletir sobre a importância de encontrar caminhos que desencapsulem currículos em um contexto que ainda tem discretas ações para o ensino de PLMN. Nossas considerações finais nos impulsionam a afirmar o quanto urge que os nossos currículos sejam mais flexíveis a fim de dar o suporte possível aos estudantes interessados em uma literacia na formação de professores de PLNM.
PALAVRAS-CHAVE: Desencapsular; currículos; formação de professores de PLNM
Downloads
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002b. Institui a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior.
Brasília, DF, 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 01 de nov. de 2022.
BRASIL. 2011-2020: Uma década de desafios para a imigração e refúgio no Brasil. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-a%C2%A0. Acesso em: 01 de nov. de 2022.
CONSOLO, Douglas Altamiro. Formação de professores de português como língua estrangeira (PLE) em um centro de línguas em contexto universitário. Revista EntreLínguas, v.7, n.esp.6. Araraquara, dez.2021. p.1-11. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15459/12431. Acesso em: 01 de nov. de 2022.
ENGESTRÖM, Yrjö. Non scolae sed vitae disimus: Como superar a encapsulação da aprendizagem escolar. In: HARRY, Daniels (Org.) Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Atividade social nas aulas de língua estrangeira. São Paulo: Richmond, 2009.
FURTOSO, Viviane Bagio. Onde estamos? Para onde vamos?: A pesquisa em português para falantes de outras línguas nas universidades brasileiras. In: LUCAS, Patrícia de Oliveira;
RODRIGUES, Rosana Ferrareto Lourenço (org.) Temas e rumos nas pesquisas em linguística (aplicada): questões empíricas, éticas e práticas. Campinas. Editora Pontes. 2015.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
NASCIMENTO, Solaneres Laértia Nunes Sabino. Benefícios cognitivos do plurilinguismo para além do aprendizado de uma língua estrangeira. 2020. Monografia (Graduação). Curso de Letras – Língua Portuguesa e Língua Francesa. Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2020.
PHILIPPOV, Renata; SCHETTINI, Rosemary, Hohlenwerger; SILVA, Kleber, Aparecido da. Integrando e Desencapsulando Currículos do Ensino Superior. Vol.45. São Paulo: Pontes Editores, 2015.
VARGAS, N. S.; DE AZEVEDO, I. C. M. O ensino de português brasileiro na Argentina sob uma perspectiva intercultural. Signótica, Goiânia, v. 32, p. e59713, 2020. DOI: 10.5216/sig.v32.59713. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/59713. Acesso em: 28 fev. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Letras Raras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.