Processos de subjetivação de professores de inglês na contemporaneidade

Autores

  • Ana Júlia Monteiro de Assis UFCG
  • Marco Antônio Margarido Costa UFCG
Palavras-chave: Formação de professores de inglês, Discurso, Processos de subjetivação

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.438

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa (PIBIC CNPq 2014-2015) que investigou os processos de subjetivação de professores de inglês na contemporaneidade, à luz da Análise de Discurso de orientação pecheutiana (2009) e de sua vertente brasileira, desenvolvida inicialmente por Orlandi (2005, 2006, 2007). Para tanto, nosso objetivo foi estudar a discursividade em torno da formação de professores de inglês, buscando compreender quais discursos mostramse de forma mais evidente nesses processos de subjetivação e que consequências trazem para a formação docente e para constituição de suas identidades. Na análise, observamos a predominância de um professor constituído principalmente pela falta (de preparo, de conhecimentos linguísticos e/ou teóricos, de prática, etc.), evidenciada em diferentes tipos de discursos (didático-pedagógico, ensino-aprendizagem, científico, político educacional e instrucional). Constatamos que essa “falta” está cada vez mais presente na formação de professores de inglês, uma vez que os processos de objetivação/subjetivação do sujeito professor parecem reforçar esse discurso, e os restringirem do processo constante de transformação, em que o sujeito assumiria identidades diferentes, em diferentes momentos, sempre em busca da completude. A partir desta pesquisa, pudemos estudar mais um ângulo por meio do qual é possível conhecer os cursos de licenciatura e ressaltar o papel da universidade pública na formação de professores e no desenvolvimento de pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Júlia Monteiro de Assis, UFCG

Graduanda em Letras Língua Inglesa, Unidade Acadêmica de Letras, UFCG, Campina Grande, PB.

Downloads

Publicado em

21 de outubro de 2023

Como Citar

ASSIS, A. J. M. de .; COSTA, M. A. M. . Processos de subjetivação de professores de inglês na contemporaneidade. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 2, p. 29–55, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1778. Acesso em: 18 maio. 2024.

Seção

Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)