Processos de subjetivação de professores de inglês na contemporaneidade
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa (PIBIC CNPq 2014-2015) que investigou os processos de subjetivação de professores de inglês na contemporaneidade, à luz da Análise de Discurso de orientação pecheutiana (2009) e de sua vertente brasileira, desenvolvida inicialmente por Orlandi (2005, 2006, 2007). Para tanto, nosso objetivo foi estudar a discursividade em torno da formação de professores de inglês, buscando compreender quais discursos mostramse de forma mais evidente nesses processos de subjetivação e que consequências trazem para a formação docente e para constituição de suas identidades. Na análise, observamos a predominância de um professor constituído principalmente pela falta (de preparo, de conhecimentos linguísticos e/ou teóricos, de prática, etc.), evidenciada em diferentes tipos de discursos (didático-pedagógico, ensino-aprendizagem, científico, político educacional e instrucional). Constatamos que essa “falta” está cada vez mais presente na formação de professores de inglês, uma vez que os processos de objetivação/subjetivação do sujeito professor parecem reforçar esse discurso, e os restringirem do processo constante de transformação, em que o sujeito assumiria identidades diferentes, em diferentes momentos, sempre em busca da completude. A partir desta pesquisa, pudemos estudar mais um ângulo por meio do qual é possível conhecer os cursos de licenciatura e ressaltar o papel da universidade pública na formação de professores e no desenvolvimento de pesquisas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado em
21 de outubro de 2023
Como Citar
ASSIS, A. J. M. de .; COSTA, M. A. M. . Processos de subjetivação de professores de inglês na contemporaneidade. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 2, p. 29–55, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1778. Acesso em: 19 nov. 2024.
Seção
Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.