O Seminário Regional de Pesquisa de Expressão Francesa (SEMIFRA) entre 2016 e 2021: impactos deste encontro para a licenciatura em francês no Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10183036
Palavras-chave: Vida associativa, APFDF, SEMIFRA, Formação inicial, Ensino de francês no DF

Resumo

Este artigo analisa os impactos de quatro edições do Seminário Regional de Pesquisa de Expressão francesa – SEMIFRA para a licenciatura em francês língua estrangeira (FLE) entre 2016 e 2021. Este evento nasceu no seio da Associação dos Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF) e da área de Letras – Língua francesa e respectiva Literatura, do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). As quatro edições desta manifestação científica aconteceram em 2016, 2017 e 2018 presencialmente, no auditório do Instituto de Letras da UnB e em 2021, a distância, a partir da plataforma ZOOM. O quadro teórico subjacente à esta reflexão é a colaboração e os embates atrelados ao compartilhamento e às trocas em formação inicial e continuada. Acreditamos que a interlocução entre a vida associativa e a academia alicerça a prática docente, favorece a proximidade entre a teoria e a prática a partir da relação entre a pesquisa e as experiências docentes propostas e a presença dos membros das gestões da APFDF entre os docentes da Universidade de Brasília legitima as ações formativas no seio dessa associação e reforça o valor das ações comuns, coletivas e de formação em FLE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Gisele de Britto Damasco, Universidade de Brasília

Professora Adjunta (Dedicação Exclusiva) na área de Língua francesa e respectiva literatura, no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasília. Pós doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação da PUC de São Paulo: Psicologia da Educação. Vínculo formal desde 2010 com a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília por ser membro do grupo de pesquisa GERAJU: gerações e juventude, grupo credenciado pelo CNPq.

Josely Bogo Machado Soncella, Universidade de Brasília

Professora adjunta do curso de Letras - Licenciatura em Francês, na Universidade de Brasília. Possui doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2012), com pesquisa na área de tradução da literatura francesa no Brasil.

Waldemar Oliveira de Andrade Junior, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 2010, ele exerce atualmente a função de Coordenador de Francês do Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal. Possui Licenciatura em Letras (Língua Francesa e Respectiva Literatura) pela Universidade de Brasília (UnB-2003).

Referências

BENITES, L. A participação da universidade e da escola no acontecimento do estágio curricular supervisionado de futuros professores de Educação Física. Dossiê Formação de professores na contemporaneidade: da universidade à escola e da escola à universidade. In: Pro.posições. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/NzySwFJFNNf6zFG965h6hnH/?format=pdf&lang=pt Acesso 5 out. 2022.

BAILLEUL, M. ; THÉMINES, J.-F. ; BODERGAT, J.-Y. Collectifs et enseignants débutants Logiques et significations des collectifs pour des enseignants débutants. Education et formation, e-293-12, mai 2010. Disponible sur : http://revueeducationformation.be/index.php?revue=9&page=3 Accès le 10 oct. 2022.

CHALLAH, Rana. Des dynamiques coopératives au travail en réseau: une évolution nécessaire au service du développement professionnel ? In : CONGRES BRESILIEN DES PROFESSEURS DE FRANÇAIS, 22., 2019, Brasília. Actes du XXIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Édition spéciale de la Revue Letras Raras: Campina Grande. EDUFCG. nov. 2020, p. 474-487. Disponible sur : http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/2000/1386 Accès le 16 oct. 2022.

CHARLIER, B. L’échange et le partage de pratiques d’enseignement au cœur du développement professionnel ? Education et formation, e-293-10, mai 2010. Disponible sur : http://revueeducationformation.be/index.php?revue=9&page=3 Accès le 10 oct. 2022.

DAMASCO, D. G. de B. ; PASSOS, L. F. Le travail collaboratif et bénévole en réseau : enjeux actuels de la Fédération Brésilienne des Professeurs de Français. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 9, p. 179-192, oct. 2020. Disponible sur : http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1947/1356 Accès le 14 oct. 2022.

DE LIÈVRE, B. ; DIONNE, L. ; COUTURE, C. Collaborations pour la pratique et la recherche en éducation. Éditorial. Education et formation, e-293-01, mai 2010. Disponible sur : http://revueeducationformation.be/index.php?revue=9&page=3 Accès le 10 oct. 2022.

LANDRY, C. ; GAGNON, B. Les notions de partenariat et de collaboration

Induisent-elles un nouveau mode de recherche entre l’université et le milieu ?

Cahiers de la recherche en éducation, 6(2), 163–188, 1999.

Disponible sur :

https://www.erudit.org/fr/revues/cre/1999-v6-n2-cre0692/1017002ar/ Accès le 16 oct. 2022.

Downloads

Publicado em

23 de novembro de 2023

Como Citar

DAMASCO, D. G. de B.; SONCELLA, J. B. M.; JUNIOR, W. O. de A. . O Seminário Regional de Pesquisa de Expressão Francesa (SEMIFRA) entre 2016 e 2021: impactos deste encontro para a licenciatura em francês no Distrito Federal . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 4, p. 113–126, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10183036. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2034. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Le Français en terres non-francophones

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)