O gênero propaganda de outdoor na perspectiva de letramento crítico

Autores

  • Matheus Aniecevski Universidade Estadual de Maringá
  • Didiê Ana Ceni Denardi Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Andréia Roberta Rossi Colet Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17221239

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Propaganda Comercial, Letramento Crítico

Resumo

Dentre uma miríade de gêneros discursivos aos quais estamos expostos cotidianamente, encontramos a propaganda comercial, cujo estudo pode contribuir grandemente para o letramento crítico dos aprendizes de língua inglesa enquanto língua adicional no contexto brasileiro, devido a sua função discursiva e multimodalidade. Este artigo objetiva apresentar a análise de uma propaganda comercial na perspectiva de letramento crítico, incluindo o letramento racial. Para tal, foi escolhida para análise uma propaganda de outdoor de um produto cosmético da marca Nivea, que gerou grande polêmica na internet por vincular ideias racistas. A análise foi realizada a partir das capacidades de linguagem (Dolz et al., 1993; Cristovão; Stutz, 2011), e estudos sobre multimodalidade (Kress; Van Leeuwen, 2006), resultando na compreensão crítica da propaganda de outdoor devido ao desvelamento dos elementos constitutivos da linguagem verbo-visual (jogo de palavras, imagens, cores) e dos parâmetros do contexto de produção do texto. Para o ensino de língua inglesa, a propaganda e sua análise podem subsidiar a implementação de uma sequência didática em torno do gênero propaganda comercial na aula de língua inglesa na educação básica.

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Publicado

06-04-2025

Como Citar

ANIECEVSKI, Matheus; ANA CENI DENARDI, Didiê; ROBERTA ROSSI COLET, Andréia. O gênero propaganda de outdoor na perspectiva de letramento crítico . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 1, p. e3149, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17221239. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3149. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade

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