O gênero propaganda de outdoor na perspectiva de letramento crítico

Auteurs

  • Matheus Aniecevski Universidade Estadual de Maringá
  • Didiê Ana Ceni Denardi Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Andréia Roberta Rossi Colet Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.17221239

Mots-clés :

Língua Inglesa, Propaganda Comercial, Letramento Crítico

Résumé

Dentre uma miríade de gêneros discursivos aos quais estamos expostos cotidianamente, encontramos a propaganda comercial, cujo estudo pode contribuir grandemente para o letramento crítico dos aprendizes de língua inglesa enquanto língua adicional no contexto brasileiro, devido a sua função discursiva e multimodalidade. Este artigo objetiva apresentar a análise de uma propaganda comercial na perspectiva de letramento crítico, incluindo o letramento racial. Para tal, foi escolhida para análise uma propaganda de outdoor de um produto cosmético da marca Nivea, que gerou grande polêmica na internet por vincular ideias racistas. A análise foi realizada a partir das capacidades de linguagem (Dolz et al., 1993; Cristovão; Stutz, 2011), e estudos sobre multimodalidade (Kress; Van Leeuwen, 2006), resultando na compreensão crítica da propaganda de outdoor devido ao desvelamento dos elementos constitutivos da linguagem verbo-visual (jogo de palavras, imagens, cores) e dos parâmetros do contexto de produção do texto. Para o ensino de língua inglesa, a propaganda e sua análise podem subsidiar a implementação de uma sequência didática em torno do gênero propaganda comercial na aula de língua inglesa na educação básica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2025-04-06

Comment citer

ANIECEVSKI, Matheus; ANA CENI DENARDI, Didiê; ROBERTA ROSSI COLET, Andréia. O gênero propaganda de outdoor na perspectiva de letramento crítico . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 1, p. e3149, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17221239. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3149. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade

Articles similaires

1 2 3 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.