O Observatório PLE-PL2 como um marco nas políticas linguísticas para a formação de professores de PLE/PL2/PLNM por uma perspectiva pluricêntrica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14562936Palabras clave:
Pluricentrismo, português língua estrangeira, Políticas LinguísticasResumen
Língua oficial ou co-oficial em nove países, o português está presente na ciência, na internet, nos meios de comunicação, na economia, na política e na vida de mais de 260 milhões de pessoas, espalhadas em quatro continentes, compartilhando diferentes culturas e línguas. Se de um lado o português se mostra rico pela sua diversidade linguística e cultural, por outro o seu ensino como língua estrangeira, sob uma perspectiva pluricêntrica e intercultural, perpassa por desafios e avanços significativos nas últimas décadas. A fim de atuar nessa demanda, é criado o Observatório PLE-PL2, uma rede que integra diversos pesquisadores para atuar na divulgação da língua portuguesa. Sendo assim, este artigo tem como objetivo descrever o Curso de Formação de Professores(as) de Português como Língua Pluricêntrica (Curso PLP) oferecido pelo Observatório PLE-PL2, bem como analisar o seu contexto de influência, com base na Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP), proposta por Ball e Bowe (1992). Para tanto, recorremos a pesquisas bibliográficas sobre a realidade do português sob a ótica do conceito de pluricentrismo. Na sequência, analisamos o contexto de influência que resultou na criação do curso, a partir de um panorama histórico de ações e contextos em âmbito nacional e internacional. Concluímos que o Observatório PLE-PL2 tem um papel inédito na formação de professores de PLE/PL2/PLNM por uma perspectiva pluricêntrica.
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