The Observatory of Portuguese as a Foreign Language: a milestone in language policies for training Portuguese as a Foreign Language teachers from a pluricentric perspective

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14562936

Keywords:

Pluricentrism, Portuguese as a Foreign Language, Language Policies

Abstract

Língua oficial ou co-oficial em nove países, o português está presente na ciência, na internet, nos meios de comunicação, na economia, na política e na vida de mais de 260 milhões de pessoas, espalhadas em quatro continentes, compartilhando diferentes culturas e línguas. Se de um lado o português se mostra rico pela sua diversidade linguística e cultural, por outro o seu ensino como língua estrangeira, sob uma perspectiva pluricêntrica e intercultural, perpassa por desafios e avanços significativos nas últimas décadas. A fim de atuar nessa demanda, é criado o Observatório PLE-PL2, uma rede que integra diversos pesquisadores para atuar na divulgação da língua portuguesa. Sendo assim, este artigo tem como objetivo descrever o Curso de Formação de Professores(as) de Português como Língua Pluricêntrica (Curso PLP) oferecido pelo Observatório PLE-PL2, bem como analisar o seu contexto de influência, com base na Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP), proposta por Ball e Bowe (1992). Para tanto, recorremos a pesquisas bibliográficas sobre a realidade do português sob a ótica do conceito de pluricentrismo. Na sequência, analisamos o contexto de influência que resultou na criação do curso, a partir de um panorama histórico de ações e contextos em âmbito nacional e internacional. Concluímos que o Observatório PLE-PL2 tem um papel inédito na formação de professores de PLE/PL2/PLNM por uma perspectiva pluricêntrica.

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Author Biographies

Paula De Grande, Universidade Estadual de Londrina

Professora da Universidade Estadual de Londrina. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) também da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção de textos, formação do professor de língua materna e letramento, trabalhando com questões relacionadas ao ensino de língua materna, ao letramento acadêmico, ao letramento do professor e à construção de identidades. Organizou a coletânea Letramentos: rupturas deslocamentos e repercussões de pesquisas em linguística aplicada (2010, com Cláudia Vóvio e Luanda Sito). É autora didática de obras para a educação básica.

Vera Lúcia Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

Professora sênior da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012) e em Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (2022). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa CAPES/FULBRIGHT (out-dez/2012), em nível de pós-doutorado, e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É vice-presidente da Associação Latino-Americana de Estudos da Escrita no Ensino Superior e em Contextos Profissionais (ALES) e coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Foi editora de textos em português da WACClearinghouse Latin America, editora-chefe da Revista da ANPOLL (2021-2023) e coordenadora do GT de Gêneros Textuais/Discursos da ANPOLL (2021-2023). Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, letramentos acadêmico-científicos e ambientais educação inicial e continuada de professores de línguas, educação linguística crítica. 

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Published

2024-12-27

How to Cite

MARTINS DE OLIVEIRA, Dener; DE GRANDE, Paula; CRISTOVÃO, Vera Lúcia. The Observatory of Portuguese as a Foreign Language: a milestone in language policies for training Portuguese as a Foreign Language teachers from a pluricentric perspective. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 5, p. e3522 , 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14562936. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3522. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

n. 5 - 2024 - Dossiê Relações entre Políticas linguísticas, interculturalidade e internacionalização no ensino de línguas : novos desafios na contemporaneidade

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