Perspectivas de ensino de gramática no caderno Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Resumen
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i1.1242
Mediante a necessidade de promover um ensino inovador de gramática, o presente trabalho busca investigar qual o tratamento dado às orientações de gramática no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no material, descrevendo e relacionando tais orientações com as perspectivas de ensino que elas adotam. Nossa hipótese inicial foi de que as orientações presentes no caderno permitiriam um trabalho contextualizado de gramática e dariam aos professores o suporte necessário para o ensino de leitura e escrita. Para discutirmos as perspectivas de ensino, baseamo-nos nos estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006) e Lima, Marcuschi e Teixeira (2012). De modo geral, percebemos que as orientações se voltam para a análise do funcionamento das estruturas linguísticas de acordo com concepções diversas de gramática. Além disso, as orientações priorizam o trabalho sob uma perspectiva de ensino prioritariamente inovadora, tendo, ainda, alguns elementos de uma perspectiva conciliadora.
Descargas
Citas
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de língua sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental – Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental (SEF), 1997-1998.
FREITAS, Manoel Guilherme de; BARBOSA, Maria do Socorro Maia Fernandes. O professor de Língua Portuguesa no contexto atual: desafios e avanços. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 2, nº 1, p. 29-41, 2013.
GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto em sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003[1984].
LIMA, Ana; MARCUSCHI, Beth; TEIXEIRA, Cristina. Ensino de gramática e trabalho com textos: atividades compatíveis. In.: SILVA, Alexsandro, PESSOA, Ana Claudia, LIMA, Ana (Orgs). Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, p. 29‐46.
MASCARENHAS, Sidnei (Org.). Metodologia científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In.: ______; BUNZEN, Clecio (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 199-226.
NEVES, Herbertt. Aspectos sintáticos do texto: uma proposta para o trabalho com o texto em sala de aula. Revista Ao Pé da Letra, Recife, v. 10, nº 2, p. 67-86, 2008.
RANGEL, Egon Oliveira; GAGLIARDI, Eliana; AMARAL, Heloisa. Pontos de vista: caderno do professor: orientação para produção de textos. 5. ed. São Paulo: Cenpec, 2016.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Letras Raras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.