Perspectivas de ensino de gramática no caderno Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Auteurs

  • Evanielle Freire Lima Universidade Federal de Campina Grande, PB, Brasil
  • Herbertt Neves Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Mots-clés : Análise linguística, Ensino de gramática, Material didático, Olimpíada de língua portugues

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i1.1242

Mediante a necessidade de promover um ensino inovador de gramática, o presente trabalho busca investigar qual o tratamento dado às orientações de gramática no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no material, descrevendo e relacionando tais orientações com as perspectivas de ensino que elas adotam. Nossa hipótese inicial foi de que as orientações presentes no caderno permitiriam um trabalho contextualizado de gramática e dariam aos professores o suporte necessário para o ensino de leitura e escrita. Para discutirmos as perspectivas de ensino, baseamo-nos nos estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006) e Lima, Marcuschi e Teixeira (2012). De modo geral, percebemos que as orientações se voltam para a análise do funcionamento das estruturas linguísticas de acordo com concepções diversas de gramática. Além disso, as orientações priorizam o trabalho sob uma perspectiva de ensino prioritariamente inovadora, tendo, ainda, alguns elementos de uma perspectiva conciliadora.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Evanielle Freire Lima, Universidade Federal de Campina Grande, PB, Brasil

Universidade Federal de Campina Grande, PB, Brasil

Herbertt Neves, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutorando em Linguística pela Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE); Professor de Língua Portuguesa e Linguística da Unidade Acadêmica de Letras
(UAL) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Campina Grande, PB, Brasil.

Références

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de língua sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental – Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental (SEF), 1997-1998.

FREITAS, Manoel Guilherme de; BARBOSA, Maria do Socorro Maia Fernandes. O professor de Língua Portuguesa no contexto atual: desafios e avanços. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 2, nº 1, p. 29-41, 2013.

GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto em sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003[1984].

LIMA, Ana; MARCUSCHI, Beth; TEIXEIRA, Cristina. Ensino de gramática e trabalho com textos: atividades compatíveis. In.: SILVA, Alexsandro, PESSOA, Ana Claudia, LIMA, Ana (Orgs). Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, p. 29‐46.

MASCARENHAS, Sidnei (Org.). Metodologia científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In.: ______; BUNZEN, Clecio (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 199-226.

NEVES, Herbertt. Aspectos sintáticos do texto: uma proposta para o trabalho com o texto em sala de aula. Revista Ao Pé da Letra, Recife, v. 10, nº 2, p. 67-86, 2008.

RANGEL, Egon Oliveira; GAGLIARDI, Eliana; AMARAL, Heloisa. Pontos de vista: caderno do professor: orientação para produção de textos. 5. ed. São Paulo: Cenpec, 2016.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez Editora, 2009.

Publiée

octobre 13, 2023

Comment citer

LIMA, E. F. .; NEVES, H. . Perspectivas de ensino de gramática no caderno Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 1, p. Port. 44–59 / Eng. 42, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1474. Acesso em: 3 juill. 2024.

Rubrique

Artigos de temas livres

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice