Portal do Governo Brasileiro
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Leia Escola
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 23 n. 2 (2023): FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: PRÁTICAS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
v. 23 n. 2 (2023): FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: PRÁTICAS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
Publicado em:
31 de dezembro de 2023
Apresentação
FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: PRÁTICAS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
Marcia Candeia Rodrigues, Joaquim Luís Medeiros Alcoforado
01-05
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443642
Dossiê
A FORMAÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:
TRAÇOS HISTÓRICOS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
Josiléia Curty de Oliveira, Erineu Foerste
06-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443668
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL:
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Elisane Ortiz de Tunes , Cristhianny Bento Barreiro
25-42
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443709
POR UMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES CENTRADA NA INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA
UMA REVISÃO DE LITERATURA
Charle Ferreira Paz
43-54
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443726
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA
Géssika Mendes Vieira, Vania Maria de Oliveira Vieira
55-67
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443747
A REFLEXÃO SOBRE LEITURA/ESCRITA POR GRADUANDOS INGRESSANTES EM LETRAS
Inês Signorini
68-80
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443773
FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NO PROJETO FORMAÇÃO DA CIDADE
Alexandre Passos Bitencourt, Sandro Luis da Silva
81-96
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443789
AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
PERFORMATIVIDADE E RESPONSABILIZAÇÃO (2012-2020)
Arícia Cecília de Farias Bezerra , Andréia Ferreira da Silva
97-113
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10444883
O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE:
A ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA COMO ESPAÇO DE INCENTIVO À INOVAÇÃO
Marcio Santos, Carlos Afonso Santos
114-124
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445181
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ
Mayara Rabe Camargo , Cristina Carta Cardoso de Medeiros
125-140
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445832
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BRASIL E CHILE NA PERSPECTIVA DA UNESCO EM UMA REVISÃO DA LITERATURA
Eduarda de Assunção Pacheco , Arlete Maria Monte de Camargo
141-154
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445842
SABERES DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS BI/MULTILÍNGUES
A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO
Vivian Bergantini Saviolli , Michele Salles El Kadri
155-174
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445844
PRÁTICA SIMULADA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho , Hilderlandia Penha Machado Santos , Juliane Costa Silva
175-190
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445853
IDENTIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS
UM SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO
Kelly Cristina Marques Gaignoux , Walkyria Magno e Silva
191-210
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446105
“OBRIGADA POR NOS OUVIR”
A ESCUTA COMO INSTÂNCIA PRIVILEGIADA NOS/DOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES
Ana Claudia da Silva Rodrigues , Ângela Cristina Alves Albino, Patrícia Silva
211-226
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446319
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E INCLUSÃO ESCOLAR
TECENDO COMPREENSÕES A PARTIR DE MARCOS LEGAIS
Lucas de Souza Leite , Edson Pantaleão Alves , Júnio Hora Conceição
227-246
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446596
DESAFIOS DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE UM INSTITUTO FEDERAL
Fernanda Rodrigues Alves Costa, Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho
247-263
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446618
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UM OLHAR COM SUPORTE NA INTEGRAÇÃO ENSINO COM PESQUISA
Maria Leticia de Sousa David , Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro , Bernadete de Souza Porto
264-282
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446629
AS DIMENSÕES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
REDES, COLABORAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO DO PIBID
Paula Almeida de Castro
283-294
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446658
POR UMA FORMAÇÃO COLETIVA E COLABORATIVA DE PROFESSORES
SABERES E FAZERES EM DIÁLOGO COM AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID
Juliana Pereira Guimarães
295-312
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446672
PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - CONCEPÇÕES E ENTENDIMENTOS DE PROFESSORAS E PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA
Janaína Soares Martins Lapuente, Patrícia Ignácio, Caroline Braga Michel
313-324
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10447125
Resenha
A FORMAÇÃO POLÍTICA E O TRABALHO DO PROFESSOR
Laércio de Jesus Café, Regina Maria Rovigati Simões
325-329
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10447161
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Mais lidos na última semana
PROPOSTAS PARA A NÃO SLOGANIZAÇÃO DO CONCEITO DE TRANSLINGUAGEM
19
NEUROCIÊNCIA E LINGUAGEM
11
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
10
LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
9
A FORMAÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:
9
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual