v. 23 n. 2 (2023): FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: PRÁTICAS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

					Visualizar v. 23 n. 2 (2023): FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: PRÁTICAS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
Publicado em: 31 de dezembro de 2023

Apresentação

  • FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: PRÁTICAS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

    Marcia Candeia Rodrigues, Joaquim Luís Medeiros Alcoforado
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10443642

Dossiê

  • A FORMAÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: TRAÇOS HISTÓRICOS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

    Josiléia Curty de Oliveira, Erineu Foerste
    06-24
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10443668
  • FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

    Elisane Ortiz de Tunes , Cristhianny Bento Barreiro
    25-42
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10443709
  • POR UMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES CENTRADA NA INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Charle Ferreira Paz
    43-54
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10443726
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA

    Géssika Mendes Vieira, Vania Maria de Oliveira Vieira
    55-67
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10443747
  • A REFLEXÃO SOBRE LEITURA/ESCRITA POR GRADUANDOS INGRESSANTES EM LETRAS

    Inês Signorini
    68-80
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10443773
  • FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NO PROJETO FORMAÇÃO DA CIDADE

    Alexandre Passos Bitencourt, Sandro Luis da Silva
    81-96
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10443789
  • AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PERFORMATIVIDADE E RESPONSABILIZAÇÃO (2012-2020)

    Arícia Cecília de Farias Bezerra , Andréia Ferreira da Silva
    97-113
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10444883
  • O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: A ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA COMO ESPAÇO DE INCENTIVO À INOVAÇÃO

    Marcio Santos, Carlos Afonso Santos
    114-124
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10445181
  • A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ

    Mayara Rabe Camargo , Cristina Carta Cardoso de Medeiros
    125-140
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10445832
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BRASIL E CHILE NA PERSPECTIVA DA UNESCO EM UMA REVISÃO DA LITERATURA

    Eduarda de Assunção Pacheco , Arlete Maria Monte de Camargo
    141-154
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10445842
  • SABERES DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS BI/MULTILÍNGUES A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO

    Vivian Bergantini Saviolli , Michele Salles El Kadri
    155-174
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10445844
  • PRÁTICA SIMULADA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

    Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho , Hilderlandia Penha Machado Santos , Juliane Costa Silva
    175-190
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10445853
  • IDENTIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS UM SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO

    Kelly Cristina Marques Gaignoux , Walkyria Magno e Silva
    191-210
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10446105
  • “OBRIGADA POR NOS OUVIR” A ESCUTA COMO INSTÂNCIA PRIVILEGIADA NOS/DOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES

    Ana Claudia da Silva Rodrigues , Ângela Cristina Alves Albino, Patrícia Silva
    211-226
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10446319
  • FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E INCLUSÃO ESCOLAR TECENDO COMPREENSÕES A PARTIR DE MARCOS LEGAIS

    Lucas de Souza Leite , Edson Pantaleão Alves , Júnio Hora Conceição
    227-246
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10446596
  • DESAFIOS DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE UM INSTITUTO FEDERAL

    Fernanda Rodrigues Alves Costa, Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho
    247-263
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10446618
  • FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM OLHAR COM SUPORTE NA INTEGRAÇÃO ENSINO COM PESQUISA

    Maria Leticia de Sousa David , Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro , Bernadete de Souza Porto
    264-282
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10446629
  • AS DIMENSÕES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REDES, COLABORAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO DO PIBID

    Paula Almeida de Castro
    283-294
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10446658
  • POR UMA FORMAÇÃO COLETIVA E COLABORATIVA DE PROFESSORES SABERES E FAZERES EM DIÁLOGO COM AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID

    Juliana Pereira Guimarães
    295-312
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10446672
  • PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - CONCEPÇÕES E ENTENDIMENTOS DE PROFESSORAS E PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA

    Janaína Soares Martins Lapuente, Patrícia Ignácio, Caroline Braga Michel
    313-324
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10447125

Resenha

  • A FORMAÇÃO POLÍTICA E O TRABALHO DO PROFESSOR

    Laércio de Jesus Café, Regina Maria Rovigati Simões
    325-329
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10447161