Portal do Governo Brasileiro
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Leia Escola
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 23 n. 2 (2023): FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: PRÁTICAS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
v. 23 n. 2 (2023): FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: PRÁTICAS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
Publicado em:
31 de dezembro de 2023
Apresentação
FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: PRÁTICAS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
Marcia Candeia Rodrigues, Joaquim Luís Medeiros Alcoforado
01-05
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443642
Dossiê
A FORMAÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:
TRAÇOS HISTÓRICOS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
Josiléia Curty de Oliveira, Erineu Foerste
06-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443668
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL:
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Elisane Ortiz de Tunes , Cristhianny Bento Barreiro
25-42
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443709
POR UMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES CENTRADA NA INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA
UMA REVISÃO DE LITERATURA
Charle Ferreira Paz
43-54
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443726
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA
Géssika Mendes Vieira, Vania Maria de Oliveira Vieira
55-67
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443747
A REFLEXÃO SOBRE LEITURA/ESCRITA POR GRADUANDOS INGRESSANTES EM LETRAS
Inês Signorini
68-80
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443773
FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NO PROJETO FORMAÇÃO DA CIDADE
Alexandre Passos Bitencourt, Sandro Luis da Silva
81-96
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443789
AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
PERFORMATIVIDADE E RESPONSABILIZAÇÃO (2012-2020)
Arícia Cecília de Farias Bezerra , Andréia Ferreira da Silva
97-113
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10444883
O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE:
A ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA COMO ESPAÇO DE INCENTIVO À INOVAÇÃO
Marcio Santos, Carlos Afonso Santos
114-124
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445181
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ
Mayara Rabe Camargo , Cristina Carta Cardoso de Medeiros
125-140
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445832
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BRASIL E CHILE NA PERSPECTIVA DA UNESCO EM UMA REVISÃO DA LITERATURA
Eduarda de Assunção Pacheco , Arlete Maria Monte de Camargo
141-154
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445842
SABERES DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS BI/MULTILÍNGUES
A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO
Vivian Bergantini Saviolli , Michele Salles El Kadri
155-174
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445844
PRÁTICA SIMULADA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho , Hilderlandia Penha Machado Santos , Juliane Costa Silva
175-190
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10445853
IDENTIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS
UM SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO
Kelly Cristina Marques Gaignoux , Walkyria Magno e Silva
191-210
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446105
“OBRIGADA POR NOS OUVIR”
A ESCUTA COMO INSTÂNCIA PRIVILEGIADA NOS/DOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES
Ana Claudia da Silva Rodrigues , Ângela Cristina Alves Albino, Patrícia Silva
211-226
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446319
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E INCLUSÃO ESCOLAR
TECENDO COMPREENSÕES A PARTIR DE MARCOS LEGAIS
Lucas de Souza Leite , Edson Pantaleão Alves , Júnio Hora Conceição
227-246
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446596
DESAFIOS DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE UM INSTITUTO FEDERAL
Fernanda Rodrigues Alves Costa, Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho
247-263
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446618
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UM OLHAR COM SUPORTE NA INTEGRAÇÃO ENSINO COM PESQUISA
Maria Leticia de Sousa David , Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro , Bernadete de Souza Porto
264-282
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446629
AS DIMENSÕES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
REDES, COLABORAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO DO PIBID
Paula Almeida de Castro
283-294
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446658
POR UMA FORMAÇÃO COLETIVA E COLABORATIVA DE PROFESSORES
SABERES E FAZERES EM DIÁLOGO COM AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID
Juliana Pereira Guimarães
295-312
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10446672
PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - CONCEPÇÕES E ENTENDIMENTOS DE PROFESSORAS E PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA
Janaína Soares Martins Lapuente, Patrícia Ignácio, Caroline Braga Michel
313-324
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10447125
Resenha
A FORMAÇÃO POLÍTICA E O TRABALHO DO PROFESSOR
Laércio de Jesus Café, Regina Maria Rovigati Simões
325-329
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10447161
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Mais lidos na última semana
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR
15
RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS ANTIRRACISTAS DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA
11
NOVOS MODOS DE ESCRITA
10
DO IMPRESSO AO DIGITAL
9
O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE SUBJETIVIDADE E IDENTIDADE DE CRIANÇAS PRETAS
9
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual