Revista Leia Escola https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia <p style="text-align: justify;">A Revista Leia Escola é o periódico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande. A revista publica textos inéditos que reflitam sobre a linguagem e o ensino, a partir dos seguintes eixos: ensino de literatura e formação de leitores; práticas leitoras e diversidade de gêneros literários; práticas sociais, históricas e culturais de linguagem; e ensino de línguas e formação docente.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>e-ISSN</strong>: 2358-5870</p> <p><strong>QUALIS: A4</strong> (2017-2020)</p> <p><strong>ÁREA : </strong>LINGUÍSTICA E LITERATURA </p> <p><strong>ANO DE CRIAÇÃO: </strong>2012</p> <p><strong>PERIODICIDADE</strong>: Quadrimestral</p> <p><strong>E-MAIL:</strong> leiaescola2010@gmail.com</p> <p><strong>E-MAIL INSTITUCIONAL:</strong> periodico_ppgle@ufcg.edu.br</p> <p><a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=pA53HAIAAAAJ&amp;hl=pt-BR&amp;citsig=AMD79orNHRPtOWuWuVSxuFN2bW9E_Hg2oA"><strong>GOOGLE SCHOLAR Índice h: </strong></a>6</p> <p><a title="CITE FACTO" href="https://www.citefactor.org/journal/index/23286/revista-leia-escola#.XKurI_ZFzIU"><strong>CITEFACTOR</strong>: 1.5</a></p> <p><a title="mla" href="https://miar.ub.edu/indizadaen/2358-5870/mla"><strong>MLA</strong>: 4.4</a></p> pt-BR Fri, 28 Apr 2023 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS COM EULÁLIA VERA LÚCIA FRAGA LEURQUIN https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/734 <p>Estudos da Linguística Aplicada ao ensino de língua materna, vinculados aos estudos de letramento e da apropriação da linguagem para o desenvolvimento humano, têm trazido implicações importantes para a formação de professores, a elaboração de materiais didáticos e o desenvolvimento de capacidades de linguagem de discentes da Escola Básica. &nbsp;Nessa perspectiva, grupos de trabalhos, entre eles, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA), constituem cada vez mais espaços de grande relevância para a confluência dos pesquisadores, no intuito de promover interlocução entre a universidade e as práticas de ensino em sala de aula. Nesse Grupo a professora Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin articula, a partir do Interacionismo Sociodiscursivo, reflexões sobre a formação docente inicial, o ensino e aprendizagem de português como língua materna com base nos gêneros textuais e sua relação com as práticas de letramento. Com o intuito de conhecermos um pouco mais sobre as pautas, as discussões e as ações de pesquisa dessa professora propusemos essa entrevista que se articula com a temática do letramento científico, tratada neste dossiê</p> Maria Augusta de Macedo Reinaldo , Roziane Marinho Ribeiro © 2023 Revista Leia Escola https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/734 Sat, 10 Jun 2023 00:00:00 -0300 LETRAMENTO CIENTÍFICO E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/737 <p>Este número da <em>Revista Leia Escola</em> resulta das ações empreendidas no I Encontro - Letramento Científico na Educação Básica, evento acadêmico online, realizado em 27 de maio de 2022. Em relação ao alcance do objetivo proposto o evento foi profícuo, na medida em que propiciou a socialização da discussão sobre (1) ciência e divulgação científica e o papel desta de possibilitar a prática democrática de evidenciar conhecimento científico para o público não especializado, de forma ativa e participativa; (2) o trabalho com a divulgação científica em sala de aula de Língua Portuguesa, a partir da discussão sobre o papel da linguagem, em especial dos gêneros textuais, nessa tarefa. Entretanto, a pouca participação de professores da Educação Básica neste evento evidenciou o distanciamento, e por consequência, o desconhecimento do tema por parte desse público-alvo, tornando-se necessárias iniciativas com vista ao estreitamento da interlocução entre a instância formadora e a de ensino.&nbsp;</p> Maria Augusta de Macedo Reinaldo , Roziane Marinho Ribeiro © 2023 Revista Leia Escola https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/737 Sat, 10 Jun 2023 00:00:00 -0300 LETRAMENTO CIENTÍFICO COMO PRÁTICA DE (TRANS)FORMAÇÃO https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/726 <p>&nbsp;Este artigo discute as práticas de letramento e de popularização científica, concebidas aqui como um conjunto de práticas sociais e discursivas que possibilitam a compreensão da atividade científica em suas várias dimensões e aplicações sociais. Tem como objetivo principal analisar o modo como o letramento e a popularização científica podem contribuir para formar sujeitos críticos, conscientes da necessidade de transformar a realidade social. Fundamentado no arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC), o estudo analisa as práticas discursivas de popularização científica a partir do gênero artigo de popularização científica (ArtPC). O <em>corpus</em> de análise é constituído por um texto de popularização científica da área da Linguística, publicado na revista <em>Pesquisa Fapesp:</em> “Pela sobrevivência das línguas indígenas”, de autoria de Luisa Destri (2023). O letramento científico voltado para as ciências da linguagem, conforme mostra o texto analisado, constitui um instrumento importante para a educação linguística e para a formação cidadã. Pode-se trazer para o contexto do ensino diversos elementos da produção científica que potencializam uma melhor uma compreensão social e histórica dos fenômenos linguísticos.</p> Lucas Campos Borges, Sostenes Lima © 2023 Revista Leia Escola https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/726 Sat, 10 Jun 2023 00:00:00 -0300 GÊNERO REPORTAGEM DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/621 <p>O presente artigo resulta de uma pesquisa de iniciação científica, na área de linguagem, desenvolvida no âmbito da UFCG (PIBIC/2022). Tem como objetivo apresentar os resultados da análise de um texto de divulgação científica, reportagem, com foco nos níveis contextual (contexto de produção) e textual (conteúdo temático, plano de texto e mecanismos linguísticos). A pesquisa se insere no campo de estudos da Linguística Aplicada, podendo ser caracterizada como uma pesquisa qualitativa. Fundamentou-se, teoricamente, nos estudos do campo do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), em pesquisas de Bronckart (1999, 2006, 2008), Vézina (2011), Miranda (2015), Luzonzo (2018), Helena Jorge (2018), e especialmente na proposta analítica das marcas do texto de divulgação científica apresentada por &nbsp;Coutinho, Gonçalves et al. (2018). Os resultados do estudo revelam a importância do conhecimento das características dos textos de divulgação científica (título, articulação entre imagem e texto, intenção comunicativa, conteúdo, vocabulário, tipos de discurso) como pistas pertinentes para o &nbsp;trabalho com a leitura de gêneros textuais e para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno-leitor, no contexto do Ensino Fundamental</p> Ana Vitória Silva de Farias Silva, Alachermam Bradylla Sales © 2023 Revista Leia Escola https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/621 Sat, 10 Jun 2023 00:00:00 -0300 ANÁLISE DE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA LEITURA https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/527 <p>A divulgação científica tem recebido atenção no ensino de língua visando o letramento científico do aluno. Partindo do pressuposto de que é papel da escola básica proporcionar oportunidades para a discussão sobre o assunto e sobre o papel da linguagem nessa tarefa, o presente artigo pretende: a) analisar as marcas contextuais e textuais de uma reportagem de divulgação científica; b) propor a modelização didática de um exemplar desse gênero; c) relacionar a proposta didática construída com as orientações prescritas na BNCC. Os aportes teóricos provêm de dois campos: o primeiro envolve reflexões acerca da cultura/letramento científico e seus desdobramentos na sociedade (VOGT, 2003; ROJO, 2008); o segundo compreende as reflexões sobre análise e didatização de gêneros textuais na perspectiva interacionista sociodiscursiva (BRONCKART, 1999; MACHADO, 2005), contemplando uma metodologia descendente. Os resultados da análise da reportagem selecionada, bem como a proposta de atividades didáticas de leitura se aproximam das orientações oficias prescritas na BNCC.</p> Maria Augusta de Macedo Reinaldo , Reinaldo Luiz da Silva Junior © 2023 Revista Leia Escola https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/527 Sat, 10 Jun 2023 00:00:00 -0300 LETRAMENTO DE DADOS E SUAS POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM LINGUAGEM https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/613 <p>Este artigo tem por objetivo refletir sobre as possíveis contribuições que um modelo baseado no Letramento de Dados pode trazer para o Letramento Científico no contexto das ciências da linguagem, especialmente a Linguística Aplicada. Discute-se inicialmente a necessidade e justificativa de um projeto desta natureza, o qual reconhece o crescente papel que os dados têm alcançado em nossa sociedade. Parte-se então para uma discussão sobre os processos hegemônicos na tecnologia, com especial foco no extrativismo de dados e capitalismo de vigilância. Segue-se uma discussão sobre o letramento de dados, com especial atenção as possibilidades de resistência por ele oferecido. Reflete-se, por fim, sobre as transformações em termos de paradigma que seriam trazidos pela aplicação de um modelo de Letramento de Dados ao contexto da LA.</p> Rodrigo Esteves de Lima-Lopes © 2023 Revista Leia Escola https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/613 Sat, 10 Jun 2023 00:00:00 -0300 FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CIENTÍFICO https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/615 <p>Neste artigo, apresentamos duas experiências de formação docente no viés do letramento científico, desenvolvidas com graduandos em Letras de uma universidade pública. As experiências envolveram atividades de produção de pesquisa no contexto escolar, com foco na escrita de artigos, leitura de artigos científicos sobre o ensino de Língua Portuguesa e produção de notícias de divulgação científica e podcasts para popularização dos resultados. Baseamo-nos em perspectivas teórico-metodológicas que concebem leitura e escrita como práticas sociais; além disso, enfatizamos a importância dos gêneros textuais como mediadores das atividades de linguagem. Os resultados mostram que as experiências permitiram aos graduandos se inserirem em efetiva prática de pesquisa na escola básica; além disso, a ação de divulgação científica promoveu consciência sobre o campo do Ensino de Língua Portuguesa como área legítima de pesquisa cientifica, além de maior aproximação com o aparato teórico-metodológico deste campo.&nbsp;</p> Tânia Guedes Magalhães © 2023 Revista Leia Escola https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/615 Sat, 10 Jun 2023 00:00:00 -0300 DESAFIOS DO TRABALHO COLABORATIVO NUM PROJETO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA CIENTÍFICA https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/617 <p>Este artigo apresenta uma metainvestigação num projeto de pesquisa temático e interinstitucional, desenvolvido a partir da abordagem da educação científica construída no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. São problematizadas situações de tensão ou informadas por controvérsias no trabalho de pesquisa idealizado como colaborativo entre duas equipes identificadas como pedagógica e técnica, em função respectivamente das especificidades das atividades de produção de material didático e de engenharia de software, realizadas por seus membros na implementação do projeto. Os flagrantes interativos focalizados possibilitaram a criação de cinco categorias interconectadas de análise qualitativa, capazes de auxiliar na compreensão de desafios na construção de uma cultura de pesquisa colaborativa nos estudos linguísticos aplicados: organização e gerenciamento de equipe; atributos sobre programação; representação de contexto de trabalho; comunicação entre equipes; e controvérsia metodológica.</p> Wagner Rodrigues Silva, Susanna Soares Santos , Kiahra Antonella © 2023 Revista Leia Escola https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/617 Sat, 10 Jun 2023 00:00:00 -0300 LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/728 <p>Neste artigo, apresentamos reflexões sobre a atuação docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no que tange à construção de uma prática de leitura e de compreensão de conhecimentos advindos da instância científica, à qual se pode denominar de letramento científico. Para isso, tomamos como base resultados de uma pesquisa que pretendia verificar que concepções de letramento científico e que ações didáticas foram demonstradas por professores desse nível de ensino, ao se referirem a esse fenômeno. Os dados, apresentados neste trabalho, forma gerados com a aplicação de um questionário a professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de escolas públicas do estado da Paraíba , em 2020. A análise está amparada na perspectiva socioantropológica e no Interacionismo Sociodiscursivo para compreensão de letramento científico (STREET, 2014; BRONCKART, 2008), assim como nas implicações para seu tratamento didático como objeto de ensino ou de formação (MOTTA-ROTH, 2012; KLEIMAN, 2006; SILVA, 2016; BORTONI-RICARDO, 2018; MAGALHÃES E CRISTOVÃO, 2018). Os resultados revelam a predominância de duas concepções de letramento científico, quais sejam, como aquisição/domínio de informações/conceitos científicos e como práticas de cientificidade, além de evidências de uma postura ou de um perfil que estaria em um movimento de construção de um agente de letramento científico.</p> Roziane Marinho Ribeiro, Verônica de Souza Fragoso © 2023 Revista Leia Escola https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/728 Sat, 10 Jun 2023 00:00:00 -0300 PROGRAMA DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR COMO MODELO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NA AMAZÔNIA https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/729 <p>&nbsp;A necessidade de introduzir ou melhorar a educação científica desde a formação escolar é reconhecida nos países socioeconomicamente desenvolvidos, os quais priorizam a qualidade da educação dos seus cidadãos e dedicam máxima atenção às carreiras de natureza científica e tecnológica. No Brasil, ainda não possuímos uma tradição consistente de educação em ciências, o que repercute na luta para superação das desigualdades educacionais. O objetivo desse artigo é analisar a importância da educação científica a partir da óptica do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI), uma inciativa de Letramento Científico para a educação básica e superior em um município da Amazônia brasileira. Trata-se de um estudo documental com abordagem qualitativa descritiva. O PAI se constitui como modelo de interlocução entre a Universidade e a Escola, empenhado em diminuir distâncias entre as duas realidades e garantir difusão plena do método científico. No contexto amazônico torna-se um referencial de educação científica com potencial para ser replicado em outros municípios.</p> Mayara Duarte da Silva , Tânia Suely Azevedo Brasileiro © 2023 Revista Leia Escola https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/729 Sat, 10 Jun 2023 00:00:00 -0300 OS NÍVEIS DO LETRAMENTO CIENTÍFICO EM PROPOSTAS PEDAGÓGICAS APRESENTADAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/614 <p>Este estudo teve por objetivo analisar as propostas pedagógicas realizadas por grupos de professores participantes de um curso de formação sobre Letramento Científico, verificando se e quais níveis de Letramento Científico são constatados ou desenvolvidos nestas propostas. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, o qual analisou 10 propostas pedagógicas, organizadas por 33 professores da educação básica. Para o tratamento das propostas pedagógicas, utilizou-se dos seguintes níveis:&nbsp; Letramento Nominal (LN); Letramento Funcional (LF); Letramento Conceitual (LC); e Letramento Multidimensional (LM). Fez-se a análise de conteúdo apoiada no software Atlas.TI para melhor descrição dos resultados. Verificou-se a presença dos quatro níveis de Letramento Científico. No entanto, considerando as propostas pedagógicas aplicadas em sala de aula, observou-se a predominância dos primeiros três níveis de Letramento Científico (Nominal, Funcional e Conceitual). Em contrapartida, o nível mais completo, o Letramento Multidimensional, só foi encontrado em proposta que estava apenas prevista para aplicação em sala de aula. São necessárias mudanças na perspectiva social e escolar em conjunto com a promoção de práticas em sala de aula que tornem possível o desenvolvimento do Letramento Científico na educação básica.</p> Nathalie Suelen do Amaral Gonçalves, Renata Godinho Soares, Cadidja Coutinho © 2023 Revista Leia Escola https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/614 Sat, 10 Jun 2023 00:00:00 -0300 LETRAMENTO CIENTÍFICO, MULTILETRAMENTOS E DEFICIÊNCIA VISUAL https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/730 <p>As novas tecnologias digitais têm trazido mudanças no paradigma comunicativo, pois permitem reunir, em um só texto, várias formas de expressão, tais como o texto verbal, o som e a imagem. Consequentemente o conceito de multiletramento assume espaço nas discussões voltadas às práticas pedagógicas, já que os gêneros textuais, concebidos como fenômenos sociais e históricos, não ficam imunes aos avanços tecnológicos e à presença da tecnologia digital. Nesse sentido, propõe-se, como suporte ao trabalho pedagógico focado no letramento científico de alunos com deficiência visual, o gênero textual <em>meme.</em> O trabalho com gêneros textuais faz-se campo fértil, uma vez que se relacionam diretamente às práticas sociais desenvolvidas pelos alunos. A reflexão consiste em como fazer com que textos multissemióticos como o <em>meme </em>tornem-se acessíveis a alunos cegos, que não têm percepção visual dos elementos imagéticos que o compõem. Realizou-se uma análise do Manual de Adaptação de Textos para o Sistema Braille (GEPA, 2019), produzido e disponibilizado pelo Instituto Benjamin Constant, considerando os critérios específicos para adaptação do gênero tirinha como ponto de partida para possíveis critérios de adaptação do <em>meme</em>, com foco no letramento científico dos alunos com deficiência visual. São apresentadas quatro propostas de adaptação do gênero <em>meme</em>.</p> Marcele Maria Ferreira Lopes , Valéria da Silva Vieira © 2023 Revista Leia Escola https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/730 Sat, 10 Jun 2023 00:00:00 -0300 LETRAMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE RECURSOS IMAGÉTICOS E PRODUÇÃO DE EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/732 <p>Neste artigo, analisamos explicações científicas feitas por estudantes do Ensino Médio e indícios de letramento científico. Em uma atividade avaliativa que finalizava a aplicação do “projeto água em foco: qualidade de vida e cidadania”, com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade, os estudantes realizaram atividades de leitura e interpretação de recursos imagéticos, seguidas pela produção de textos escritos. A partir desses textos, em que os estudantes deveriam apresentar explicações científicas sobre aspectos da poluição da água, realizamos a análise de conteúdo com o uso de ferramentas analíticas. Dentre os principais resultados: a maioria dos estudantes produziu explicações científicas com linguagem próxima à linguagem cotidiana; tais explicações apresentaram densidade semântica relativamente baixa; e os estudantes apresentaram indícios de níveis relativamente baixos de letramento científico. A partir desses resultados, discutimos tais aspectos em termos da Educação em Ciências.</p> Leandro Antônio de Oliveira, Nilma Soares da Silva © 2023 Revista Leia Escola https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/732 Sat, 10 Jun 2023 00:00:00 -0300