FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NO PROJETO FORMAÇÃO DA CIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10443789
Palavras-chave: Formação docente, Ensino, Mudança

Resumo

Este artigo objetiva analisar e discutir a formação docente no Projeto Formação da Cidade (PFC), instituído pela Instrução Normativa (IN) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), nº 12, de 24 de fevereiro de 2022. E reorganizado pela IN SME nº 53, de 30 de dezembro de 2022, a partir da análise de documentos internos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, sobre a participação dos professores no PFC. Apresenta-se uma discussão numa perspectiva metodológica quanta-qualitativa da formação continuada dos professores que atuam nessa escola. Este estudo apresentou duas propostas de formação contínua: uma em nível de rede, com interação global e fragmentada entre as disciplinas dos componentes curriculares que compõem o Currículo da Cidade. A outra num projeto de inovação curricular, integrador e colaborativo. Os resultados apontam para a necessidade da criação e fortalecimento de projetos integradores que incluam todos os professores nos processos de formação continuada, para que possam atuar de modo a oferecer uma educação com qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Luis da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto de Língua Portuguesa e Ensino na Universidade Federal de São Paulo.

Referências

ALVARADO-PRADA, Luis Eduardo, FREITAS, Thaís Campos, FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas in Revista Diálogo Educativo. Curitiba, v. 10, n. 34, maio/agosto, 2010, p. 367-387.

BAKHTIN, Mikael. Por uma metodologia das ciências humanas [1930-1940]. In: BAKHTIN, Mikael. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017

ESTEVES, Manuela, RODRIGUES, Angela. Análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1993.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1997.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

LÜCK, Heloisa et. al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MALDANER, Otávio Aloisio. A formação continuada de professores em ensino de ciências: problemáticas, desafios e estratégias. In CANDAU, Vera Maria. Magistério, construção cotidiana (org.). Petrópolis: Vozes, 2000, p. 18-43.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 5. ed. 3 reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.

SÃO PAULO (SP). INSTRUÇÃO NORMATIVA SME Nº 12, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2022. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/instrucao-normativa-secretaria-municipal-de-educacao-sme-12-de-24-de-fevereiro-de-2022. Acesso em: 10 de jan. de 2023.

SÃO PAULO (SP). INSTRUÇÃO NORMATIVA SME Nº 53, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2022. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/instrucao-normativa-secretaria-municipal-de-educacao-sme-53-de-30-de-dezembro-de-2022/detalhe. Acesso em: 10 de jan. de 2023.

SOUZA, Kellcia Rezende.; KERBAUY, M.T.M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, jan./abr. 2017, pp. 21-44.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação professional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

THURLER, Monica Gather. Inovar no interior da escola. Trad. Jeni Wolff. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

Downloads

Publicado em

31 de dezembro de 2023

Como Citar

BITENCOURT, A. P.; SILVA, S. L. da. FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NO PROJETO FORMAÇÃO DA CIDADE. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 81–96, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10443789. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/1162. Acesso em: 24 nov. 2024.

Seção

Dossiê