FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NO PROJETO FORMAÇÃO DA CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443789Abstract
Este artigo objetiva analisar e discutir a formação docente no Projeto Formação da Cidade (PFC), instituído pela Instrução Normativa (IN) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), nº 12, de 24 de fevereiro de 2022. E reorganizado pela IN SME nº 53, de 30 de dezembro de 2022, a partir da análise de documentos internos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, sobre a participação dos professores no PFC. Apresenta-se uma discussão numa perspectiva metodológica quanta-qualitativa da formação continuada dos professores que atuam nessa escola. Este estudo apresentou duas propostas de formação contínua: uma em nível de rede, com interação global e fragmentada entre as disciplinas dos componentes curriculares que compõem o Currículo da Cidade. A outra num projeto de inovação curricular, integrador e colaborativo. Os resultados apontam para a necessidade da criação e fortalecimento de projetos integradores que incluam todos os professores nos processos de formação continuada, para que possam atuar de modo a oferecer uma educação com qualidade.
Downloads
References
ALVARADO-PRADA, Luis Eduardo, FREITAS, Thaís Campos, FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas in Revista Diálogo Educativo. Curitiba, v. 10, n. 34, maio/agosto, 2010, p. 367-387.
BAKHTIN, Mikael. Por uma metodologia das ciências humanas [1930-1940]. In: BAKHTIN, Mikael. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017
ESTEVES, Manuela, RODRIGUES, Angela. Análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1993.
FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1997.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.
LÜCK, Heloisa et. al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MALDANER, Otávio Aloisio. A formação continuada de professores em ensino de ciências: problemáticas, desafios e estratégias. In CANDAU, Vera Maria. Magistério, construção cotidiana (org.). Petrópolis: Vozes, 2000, p. 18-43.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 5. ed. 3 reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.
SÃO PAULO (SP). INSTRUÇÃO NORMATIVA SME Nº 12, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2022. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/instrucao-normativa-secretaria-municipal-de-educacao-sme-12-de-24-de-fevereiro-de-2022. Acesso em: 10 de jan. de 2023.
SÃO PAULO (SP). INSTRUÇÃO NORMATIVA SME Nº 53, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2022. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/instrucao-normativa-secretaria-municipal-de-educacao-sme-53-de-30-de-dezembro-de-2022/detalhe. Acesso em: 10 de jan. de 2023.
SOUZA, Kellcia Rezende.; KERBAUY, M.T.M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, jan./abr. 2017, pp. 21-44.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação professional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
THURLER, Monica Gather. Inovar no interior da escola. Trad. Jeni Wolff. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.