O TEU SOTAQUE É BONITO OU FEIO? UM ESTUDO SOBRE CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFMS DE NOVA ANDRADINA/MS
Resumo
Neste estudo objetivamos verificar como falantes do português brasileiro – alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Nova Andradina – se reconhecem linguisticamente e como eles avaliam e percebem a sua fala e a fala do outro. A metodologia de coleta de dados consistiu na participação de 72 estudantes e aplicação de um questionário de percepção e atitude linguística cujos resultados foram analisados sob escopo teórico e metodológico da Sociolinguística Laboviana. Os resultados revelaram que para a maioria dos alunos a língua falada na cidade é neutra, que não há sotaque e que em regiões como o nordeste é onde se fala um português menos bonito. Tais julgamentos em relação à própria língua falada e a forma de expressão do outro podem fazer com que o aluno passe a
menosprezar a sua forma de falar e a das pessoas do seu convívio. Esses dados revelam a necessidade de repensar como a língua materna está sendo ensinada na localidade investigada.
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