A COMPLEXIDADE DA CLASSE DOS ADJETIVOS:

REPERCUSSÕES PARA O ENSINO

Autores

  • Ana Maria Lima Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Palavras-chave: Língua portuguesa. Ensino. Adjetivos.

Resumo

Este artigo visa atender a dois objetivos principais: em primeiro lugar, pretende apresentar e discutir a complexidade da classe dos adjetivos, a partir de classificação e subclassificações propostas por linguistas. De fato, as subclassificações têm deixado muitas lacunas. Em segundo lugar, o trabalho pretende contribuir para o ensino e aprendizagem dos itens dessa classe, que, numa perspectiva tradicional, têm sido realizados de maneira pouco aprofundada e demasiadamente simplificada. As reflexões aqui apresentadas contaram com o aporte teórico de diversos autores, sendo Casteleiro (1981), Borba (1996), Neves (2011) e Negrão et al. (2014) os que contribuíram de forma mais significativa para embasar a discussão. Os exemplos apresentados e analisados foram coletados de enunciados e de sintagmas nominais presentes em textos de diversos gêneros, orais e escritos, de ampla circulação. O corpus do trabalho, então, representa os usos reais da língua portuguesa, em sua variante brasileira.

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Referências

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Publicado em

30 de agosto de 2021

Como Citar

LIMA, A. M. . A COMPLEXIDADE DA CLASSE DOS ADJETIVOS:: REPERCUSSÕES PARA O ENSINO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 2, p. 52–66, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4563. Acesso em: 25 mar. 2025.

Seção

Dossiê