FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NO PROJETO FORMAÇÃO DA CIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10443789
Palavras-chave: Formação docente, Ensino, Mudança

Resumo

Este artigo objetiva analisar e discutir a formação docente no Projeto Formação da Cidade (PFC), instituído pela Instrução Normativa (IN) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), nº 12, de 24 de fevereiro de 2022. E reorganizado pela IN SME nº 53, de 30 de dezembro de 2022, a partir da análise de documentos internos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, sobre a participação dos professores no PFC. Apresenta-se uma discussão numa perspectiva metodológica quanta-qualitativa da formação continuada dos professores que atuam nessa escola. Este estudo apresentou duas propostas de formação contínua: uma em nível de rede, com interação global e fragmentada entre as disciplinas dos componentes curriculares que compõem o Currículo da Cidade. A outra num projeto de inovação curricular, integrador e colaborativo. Os resultados apontam para a necessidade da criação e fortalecimento de projetos integradores que incluam todos os professores nos processos de formação continuada, para que possam atuar de modo a oferecer uma educação com qualidade.

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Biografia do Autor

Sandro Luis da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto de Língua Portuguesa e Ensino na Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado em

31 de dezembro de 2023

Como Citar

BITENCOURT, A. P.; SILVA, S. L. da. FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NO PROJETO FORMAÇÃO DA CIDADE. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 81–96, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10443789. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/1162. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Dossiê