A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BRASIL E CHILE NA PERSPECTIVA DA UNESCO EM UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10445842
Palavras-chave: UNESCO, Formação Continuada. Professores., Brasil, Chile

Resumo

O objetivo geral do artigo científico em questão foi analisar e comparar o panorama das pesquisas realizadas no Brasil e no Chile sobre a formação continuada de professores e sua relação com as orientações da UNESCO. Para isso, foi utilizada a metodologia de revisão integrativa de literatura. Após a busca e seleção de 15 artigos relevantes, foram identificadas características semelhantes em relação à formação continuada entre os dois países. Os resultados da revisão mostraram que tanto o Brasil quanto o Chile enfrentam desafios na implementação e efetividade de políticas de formação continuada, apesar de haver um esforço por parte de ambos os governos em se adequar às orientações da UNESCO. Conclui-se que é necessário investimento em políticas públicas de formação continuada e de uma articulação mais efetiva entre essas políticas e outras dimensões políticas, como a valorização do magistério e a garantia de condições adequadas de trabalho para os professores. Além disso, é necessário que sejam desenvolvidas pesquisas mais aprofundadas e comparativas sobre a formação inicial de professores.

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Publicado em

31 de dezembro de 2023

Como Citar

PACHECO , E. de A. .; CAMARGO, A. M. M. de . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BRASIL E CHILE NA PERSPECTIVA DA UNESCO EM UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 141–154, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10445842. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2140. Acesso em: 21 nov. 2024.

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