A REFLEXÃO SOBRE LEITURA/ESCRITA POR GRADUANDOS INGRESSANTES EM LETRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10443773
Palavras-chave: Letramento acadêmico, Formação do professor, Pós-pandemia

Resumo

O artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório da reflexão sobre leitura/escrita desenvolvida por alunos do primeiro ano do curso de Letras de uma universidade pública do interior de São Paulo durante o período de 2021-2022, como parte de uma disciplina obrigatória do primeiro ano do currículo. Por meio da análise qualitativa do conteúdo dos documentos audiovisuais produzidos pelos participantes para registrar suas reflexões individuais sobre o tema, verificou-se que as práticas de produção e consumo de textos escritos impressos (tecnologia analógica) são as principais referências norteadoras da reflexão dos alunos, destacando-se a ideia de uma expressão "organizada" na escrita e a função de evasão na leitura. Também são consideradas as implicações dos resultados da análise para a formação de professores de leitura/escrita em uma era pós-pandemia e de popularização de sistemas digitais automatizados de geração de textos, imagens e outras mídias. As análises e conclusões apresentadas baseiam-se em estudos da tradição socioantropológica, etnográfica e sociolinguística das práticas de letramento e da formação de professores de língua portuguesa.

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Publicado em

31 de dezembro de 2023

Como Citar

SIGNORINI , I. . A REFLEXÃO SOBRE LEITURA/ESCRITA POR GRADUANDOS INGRESSANTES EM LETRAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 68–80, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10443773. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2136. Acesso em: 26 dez. 2024.

Seção

Dossiê