A REFLEXÃO SOBRE LEITURA/ESCRITA POR GRADUANDOS INGRESSANTES EM LETRAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10443773
Keywords: Letramento acadêmico, Formação do professor, Pós-pandemia

Abstract

O artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório da reflexão sobre leitura/escrita desenvolvida por alunos do primeiro ano do curso de Letras de uma universidade pública do interior de São Paulo durante o período de 2021-2022, como parte de uma disciplina obrigatória do primeiro ano do currículo. Por meio da análise qualitativa do conteúdo dos documentos audiovisuais produzidos pelos participantes para registrar suas reflexões individuais sobre o tema, verificou-se que as práticas de produção e consumo de textos escritos impressos (tecnologia analógica) são as principais referências norteadoras da reflexão dos alunos, destacando-se a ideia de uma expressão "organizada" na escrita e a função de evasão na leitura. Também são consideradas as implicações dos resultados da análise para a formação de professores de leitura/escrita em uma era pós-pandemia e de popularização de sistemas digitais automatizados de geração de textos, imagens e outras mídias. As análises e conclusões apresentadas baseiam-se em estudos da tradição socioantropológica, etnográfica e sociolinguística das práticas de letramento e da formação de professores de língua portuguesa.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARTON, D. e HAMILTON, M. Literacy practices. In: Barton, D., Hamilton, M. e Ivanic, R. (eds), Situated literacies: Reading and writing in context. London: Routledge, 2000, p. 7-15.

BARTON, D. e HAMILTON, M. Local literacies: Reading and writing in one community. Routledge, 2012.

BOURDIEU, Pierre. The economics of linguistic exchanges. Social Science Information, 1977, 16 (6), 645-668.

<https://doi.org/10.1177/053901847701600601>

BOURDIEU, P.; CHAMPAGNE, P. Les exclus de l'intérieur. In: Actes de la recherche en sciences sociales. Vol. 91-92, mars 1992. Politiques. pp. 71-75. <https://doi.org/10.3406/arss.1992.3008>

COLLOMB, C.; GOYET, S. “Pris en flagrant d’écrit : du calcul à l’événement” Corela [En ligne], HS-33 | 2020, mis en ligne le 19 novembre 2020, <https://doi.org/10.4000/corela.11861>

COPE, B.; KALANTZIS, M.; SEARSMITH, D. Artificial intelligence for education: knowledge and its assessment in AI-enabled learning ecologies. Educational Philosophy and Theory, v. 53, n. 12, p. 1229-1245, 2018. <https://doi.org/10.1080/00131857.2020.1728732>

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (eds). The Handbook of Qualitative Research, 2nd ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2000.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. eletrônico, n. especial, 2. parte, p. 357-369, 2011. Disponível em: <https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116> Acesso em 24.04.2023

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: B. KLEIMAN, A. B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995, p. 15-61.

KNOBEL, M.; KALMAN, J.; LANKSHEAR, C. (eds). Data Analysis, Interpretation, and Theory in Literacy Studies Research : A How-To Guide. Gorham, ME, Myers Education Press, 2020.

MARTINS, C. B.; WEBER, S. Sociologia da Educação: democratização e cidadania. In: MARTINS, C. B.; MARTINS, H. H. T. S. Sociologia. São Paulo: ANPOCS, 2010. P. 131-201.

MONT ́ALVÃO, A. A dimensão vertical e horizontal da estratificação educacional. Revista Teoria e Cultura. p. 13-20. 2016.

SELVI, A. F. "Qualitative content analysis." The Routledge handbook of research methods in applied linguistics. Routledge, 2019. 440-452.

SIGNORINI.I. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

SIGNORINI.I.. Letramentos multi-hipermidiáticos e formação de professores de língua. In: SIGNORINI.I..; FIAD, R. S. (orgs) Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011, p. 283-303.

SIGNORINI.I.. Por que falar de letramento em tempos de ensino remoto? In: ASSIS, J.; KOMESU, F.; FLUCKIGER, C. (orgs) Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo. Vol 4. Belo Horizonte: Editora PUC-Minas/CEPUSC-MG, 2020, p. 58-81. Disponível em: <https://issuu.com/cespuc-centrodeestudosluso-afro-bra/docs/praticas-discursivas-v4> Acesso em 24.04.2023.

SIGNORINI.I..; FIAD, R. (orgs.). Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011.

SIGNORINI.I.; FIAD, R. S. Letramento e Transdisciplinaridade. Número temático Revista da ANPOLL v. 1, nº 49, p. 8-11, Florianópolis, Jul./Set.2019.

SNODDY, R. ChatGPT is here but what does it mean for journalism? The Media Leader, 14.12.2022. Disponível em <https://the-media-leader.com/snoddy-chatgpt-is-here-but-what-does-it-mean-for-journalism/> Acesso em 24.04.2023.

SOUCHIER, E. (1998). L'image du texte pour une théorie de l'énonciation éditoriale. Les cahiers de médiologie, 6, 137-145. <https://doi.org/10.3917/cdm.006.0137>

SENKEVICS, A. S; BASSO, F. V.; CASEIRO, L. C. Z. Impactos da pandemia no acesso à graduação: desigualdades de participação e desempenho no Enem 2019-2021. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, vol 7, 2022, p. 49-86. <https://doi.org/10.24109/9786558010630.ceppe.v7.5575>

STREET, B. Literacy in theory and practice. New York: Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V. Social Literacies: Critical approaches to literacy in development, ethnography and education. New York: Longman, 1995.

STREET, B. V. What’s “new” in New Literacy Studies? Current Issues in Comparative Education 5 (2), Teachers College, Columbia University, 2003.

TUNISON, S. Content Analysis. In: Okoko, J.M., Tunison, S., Walker, K.D. (eds) Varieties of Qualitative Research Methods. Springer Texts in Education. Springer, Cham, 2023. <https://doi.org/10.1007/978-3-031-04394-9_14>

Published

December 31, 2023

How to Cite

SIGNORINI , I. . A REFLEXÃO SOBRE LEITURA/ESCRITA POR GRADUANDOS INGRESSANTES EM LETRAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 68–80, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10443773. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2136. Acesso em: 24 nov. 2024.

Section

Dossiê