REFLEXÕES E VIVÊNCIAS BRINCANTES COM O POEMA “DE CABEÇA PARA BAIXO”, DE ROSEANA MURRAY

Autores

  • Maria Betania Barbosa da Silva Lima Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Márcia Tavares Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Palavras-chave: Poesia infantil. Roseana Murray. Ludicidade.

Resumo

Embora, a poesia faça parte da vivência do ser humano desde a mais tenra idade, seja em forma de música, seja em brincadeiras com os sons, o texto poético ainda é pouco apresentado às crianças. Em contexto de ensino é, na maioria das vezes, com outros objetivos que não favorecem o encontro delas com a experiência estética,
mas como pretexto para explorar algum conteúdo. Neste artigo, o nosso intuito é defender a aproximação da criança com a linguagem poética e evidenciar a
importância da poesia na Educação Infantil. Para tanto, abordaremos a poesia de Roseana Murray, através da análise de um dos seus poemas “De cabeça para baixo” e apontaremos algumas possibilidades de vivências brincantes para serem desenvolvidas junto às crianças. Para embasar nossas reflexões, contamos com os
estudos de Bordini (1991; 2003), Souza (2004; 2018) Aguiar e Ceccatini (2012), Paes (1996), Pinheiro (2002), dentre outros autores que ressaltam a relevância desse
gênero literário para a formação leitora e humana da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, V. T.; CECCANTINI, J. L. Uma história a ser contada. In: AGUIAR, V. T.; C., J. L. (Org.). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 11-44.

AGUIAR, V. T. (Coord.) et al. Era uma vez ... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001. (Série Educador em Formação), p. 108-132.

AMARILHA, M. O lúdico na literatura: o caso da poesia. In: AMARILHA, M. Estão mortas as fadas?: literatura infantil e prática pedagógica. 4. edição. Petrópolis: Vozes, 2002.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LCT, 2006.

BORDINI, M. G. A poesia e seus recursos na infância. In: BECKER, P.; BARBOSA, M. H. S. (Org.). Questões de literatura. Passo Fundo: UPF, 2003. p. 67-84.

BORDINI, M. G. Poesia infantil. São Paulo: Ática, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

CUNHA, L. Poesia e humor para crianças. In: OLIVEIRA, I. (Org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil: com a palavra o escritor. São Paulo: DCL, 2005. p. 77-90.

GIRARDELLO, G. Por que toda criança precisa brincar (muito)? s/d. Disponível em https://www.yumpu.com/pt/document/read/12864576/por-que-toda-crianca-precisa-brincar-muito-por-que-toda-crianca-. Acesso em 27/12/2020.

HELD, J. O imaginário no poder: a criança e a literatura fantástica. São Paulo: Summus, 1980.

KRAMER, S. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Cortez, 2001.

MELLO, A. M. L. Lírica e poesia infantil. In: SARAIVA, J. A. (Org.) Literatura e Alfabetização: Do plano do choro ao plano da ação. Artmed: Porto Alegre, 2001. p. 69-73.

MURRAY, R. Colo de avó. São Paulo: Brinque -Book, 2017.

OSTETTO, L. E. Entre a prosa e a poesia: fazeres, saberes e conhecimento na educação infantil. In: PILLOTTO, S. S. D. (Org). As linguagens da arte na infância: experiências, sentidos e imaginação. 2a ed. Joinville, SC: Univille, 2020. p. 92-106.

PAES, J. P. Poesia para crianças: um depoimento. São Paulo: Editora Giordano, 1996.

PARREIRA, N. Do ventre ao colo, do som à literatura: livros para bebês e crianças. Belo Horizonte: RHJ, 2012.

PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. João Pessoa: Ideia, 2002.

PONDÉ, G. M. F. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. In: KHÉDE, S. S. (Org.). Literatura Infanto-juvenil: um gênero polêmico. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996. p. 126-131.

REYES, Y. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

SOUZA, R. J.; SILVA-MODESTO, K. A. A. Poesia e estratégias de leitura na Educação Infantil. In: DEBUS, E; BAZZO, J. L. S.; BORTOLOTTO, N. (Org.). Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. Campina Grande- PB: EDUFCG, 2018. p.

- 169.

SOUZA, R. J. Leitura e alfabetização: a importância da poesia infantil nesse processo. In: SOUZA, R. J. (Org.). Caminhos para a formação do leitor: São Paulo: DCL, 2004, p.61-78.

Downloads

Publicado em

20 de dezembro de 2021

Como Citar

SILVA LIMA, M. B. B. da .; TAVARES, M. . REFLEXÕES E VIVÊNCIAS BRINCANTES COM O POEMA “DE CABEÇA PARA BAIXO”, DE ROSEANA MURRAY. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 37–50, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4589. Acesso em: 4 jan. 2025.

Seção

Dossiê