INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E GERAÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

LIMITES DA ESCRITA POR MÁQUINAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6549

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, ChatGPT, Geração de textos, Texto dissertativo-argumentativo

Resumo

Na era da Inteligência Artificial, uma pauta comum na perspectiva da escrita é a possibilidade de utilizar a máquina para escrever. Entretanto, é recorrente uma questão sobre o processo de “geração” e os limites estabelecidos em tal situação, principalmente no contexto da redação de vestibulares. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar o percurso na elaboração das ideias de um texto dissertativo-argumentativo gerado pelo ChatGPT em comparação com um texto dissertativo-argumentativo nota mil produzido por um candidato do ENEM. Como base teórica, aprofundamo-nos em Koch e Elias (2016), Hirota (2023), Vicari et al. (2023), Fernandes (2024), Cavalcante e Lemos (2023), entre outros. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo analítico e interpretativo (Severino, 2013), porque envolve uma análise comparativa; e de um estudo documental (Severino, 2013), pois utiliza de um texto retirado da Cartilha do Participante do ENEM de 2024. Os resultados comprovam que a IA é uma alternativa complementar e que os textos não devem ser cópia do resultado obtido no chatbot, visto que há o comprometimento de habilidades de leitura e escrita, além do rompimento da autoria e do incentivo à formação de alunos-escreventes (Fernandes, 2024).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zacarias Oliveira Neri, Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Piauí



Maria Angélica Freire de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Linguística (UNICAMP) e professora da Universidade Federal do Piauí.

Referências

AMOSSY, R. As modalidades argumentativas do discurso. In: LARA, G.; MACHADO, I.; EMEDIATO, W. (Orgs). Análises do discurso hoje. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: DF, 2018.

BRASIL. BNCC Computação - Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. 2022.

BRASIL. A redação do ENEM: cartilha do(a) participante. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: DF, 2024.

CAVALCANTE, I. F.; LEMOS, E. C. Reflexões sobre a produção do conhecimento em face da Inteligência Artificial. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 28, e238671, 2023.

COHEN, B. A. M. A textualização argumentativa de redações nota 1000 do ENEM. Dissertação. Universidade Federal de Minas Gerais. 2022.

COSTA, J. L.; VON RONDON, T. A inteligência artificial e o estudo da língua portuguesa. Revista ENSINE, Juiz de Fora, v. 02, n. 02, pp. 52-63, jul.-dez., 2024.

EYSENCK, M.; EYSENCK, C. Inteligência artificial x humanos: o que a ciência cognitiva nos ensina ao colocar frente a frente a mente humana e a IA. Porto Alegre: Artmed, 2023.

FERNANDES, C. A autoria em textos produzidos por inteligência artificial e por alunos

em uma perspectiva discursiva. Revista da Abralin, v. 23, n. 2, p. 214-235, 2024.

HIROTA, F. ChatGPT e Inteligência Artificial: uso e aplicações na era digital. São Paulo: Actual, 2023.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Editora Mediação, 1991.

KAUFMAN, M. Implicações éticas e sociais da inteligência artificial. Palestra - Universidade de São Paulo. 2023.

KOBIS, N.; MOSSINK, L. D. Inteligência artificial versus Maya Angelou: evidências experimentais de que as pessoas não conseguem diferenciar poesia gerada por IA de poesia escrita por humanos. Computers in Human Behavior, n. 114, 2021.

KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. 2ª reimp. São Paulo: Contexto, 2008.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 8ª ed. 3ª reimp. São Paulo: Cortez, 2015 [2002].

KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2ª ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

LEE, K. Inteligência Artificial: como os robôs estão mudando o mundo, a forma como amamos, nos comunicamos e vivemos. Trad. Marcelo Barbão. 1. ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.

OLIVEIRA, J. S.; NEVES, I. B. S. Inteligência Artificial, ChatGPT e Estudos Organizacionais. Revista Organizações & Sociedade, 30(106), 397-409, 2023.

PLANTIN, C. A argumentação. Christian Plantin; Tradução: Marcos Marcionilo. São

Paulo: Parábola, 2008.

POSSENTI, S. Indícios de autoria. PERSPECTIVA, Florianópolis, 1-20, n. 01, p. 105-124, jan./jun. 2002.

POSSENTI, S. Notas sobre a questão da autoria. Matraga, Rio de Janeiro, v.20, n.32, jan./jun. 2013.

PSCHEIDT, A. C. Inteligência Artificial na sala de aula: como a tecnologia está revolucionando a educação. São Paulo: Matrix, 2024.

SILVA, F. O. Inteligência artificial e escrita acadêmica. Palestra - Universidade Federal do Piauí. Seminário de Letramentos Acadêmicos. 2024.

VICARI, R. M.; BRACKMANN, C.; MIZUSAKI, L.; GALAFASSI, C. Inteligência Artificial na educação básica. São Paulo: Novatec, 2023.

Downloads

Publicado

18-11-2025

Como Citar

OLIVEIRA NERI, Zacarias; FREIRE DE CARVALHO, Maria Angélica. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E GERAÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: LIMITES DA ESCRITA POR MÁQUINAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 2, p. 256–274, 2025. DOI: 10.35572/rle.v25i2.6549. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6549. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.