A FERRAMENTA GOOGLE FORMS EM AVALIAÇÕES FORMATIVAS:

A EFICÁCIA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jacinta Antonia Duarte Ribeiro Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Simone Dália de Gusmão Aranha Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Fabiana Martins de Freitas Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Palavras-chave: Aplicativo Google forms. Tecnologias digitais. Prática docente. Avaliações formativas. Ensino Fundamental.

Resumo

A inserção de tecnologias digitais no contexto escolar tem sido muito discutida devido às várias possibilidades de uso com fins pedagógicos. Assim, o presente estudo tem o propósito de apresentar uma experiência exitosa pelo uso do aplicativo Google Forms em avaliações formativas na prática de professores dos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e uma pesquisa-ação do tipo exploratória. Participaram, deste estudo, alunos do 9º ano de uma escola municipal do interior da Paraíba. O estudo revelou que esse aplicativo é eficiente na realização de avaliações formativas por contribuir para a otimização do tempo dos professores na correção das avaliações, por viabilizar, de forma imediata, um feedback individual e coletivo dos envolvidos e, ainda, por diminuir gastos com materiais didáticos pelo professor. Este estudo se mmostr significativo, ao destacar uma diversificação do trabalho docente através de uma ferramenta digital disponível na web gratuitamente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, S. D. G.; MATA, I. P. L. B. A Inserção da Mídia e das Tecnologias Digitais na Educação: um enfoque a partir dos pressupostos dos letramentos. Afluente: Revista eletrônica de Letras e Linguística, São Luís, v. 2, n. 5, p. 96-112, mai./ago. 2017.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

BIJORA, H. Google forms: o que é e como usar o app de formulários online. ThecTudo, jul. 2018. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/dicas-e tutoriais/2018/07/google-forms-o-que-e-e-como usar-o-app-de-formularios-online.ghtml. Acesso em: 12 out. 2020.

COSCARELLI, C. V. Alfabetização e Letramento Digital. In: COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2007.

FERREIRA, S. L. Avaliação das aprendizagens para professores da Educação superior. São Paulo: Editora Senac, 2019.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais. Revista de Administração de

Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, mai./jun. 1995.

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2008.

LUCKESI, C. C. Prática Escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude. In: LUCKESI, C. C. A construção do projeto de ensino e a avaliação. São Paulo: FDE, 1990. p. 133-140. (Série Idéias).

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e

hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 7. ed. São Paulo: Papirus, 2000.

MORAN, J. M. A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2012.

PEREIRA, T. J. Educação e Sociedade da Informação. In: COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Não paginado.

RIBEIRO, A. E. Do fosso às pontes: um ensaio sobre natividade digital, nativos Jr. e descoleções. Revista da Abralin, v. 18, n. 1, p. 01-24, nov. 2019.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. v. 1. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, F. M., SANTOS, G. F. Velhas Práticas em Novos Suportes? As tecnologias digitais como mediadoras do complexo processo de ensino aprendizagem de línguas. 2. ed. São Paulo: Mentes abertas, 2019.

XAVIER, A. C. Letramento Digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da

geração Y. Calidoscópio. v. 9, n. 1, p. 3-14, jan./abr. 2011.

Downloads

Publicado em

8 de novembro de 2024

Como Citar

RODRIGUES, J. A. D. R. .; ARANHA, S. D. de G. .; FREITAS, F. M. de . A FERRAMENTA GOOGLE FORMS EM AVALIAÇÕES FORMATIVAS: : A EFICÁCIA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 3, p. 74–88, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3451. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Dossiê