MEU MATERIAL ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A POÉTICA DE RICARDO AZEVEDO
Resumo
Neste artigo analisamos a obra Meu material escolar (2000), do renomado escritor, ilustrador e pesquisador Ricardo Azevedo, reconhecido no panorama editorial de literatura infantil e juvenil, a fim de verificar o modo de construção dos poemas, bem como ressaltar o caráter
emancipador da literatura produzida por Azevedo. Apresentamos também proposta de abordagem metodológica como possibilidade de trabalho com a poesia infantil de Azevedo. Para tanto, utilizamos como referencial teórico os estudos de Bordini (1991), Lajolo e Zilberman (1987) sobre aspectos históricos e elementos
característicos da poesia para o público infantil e juvenil; Pondé (1986), Pinheiro (2018) e Bordini (1991) sobre vivências e abordagens do poema no contexto escolar e
Bordini e Aguiar (1988) sobre a necessidade de uma metodologia para o ensino de literatura. Concluimos que os poemas apresentam uma forma desautomatizada de ver os objetos, permitindo experiências de leitura significativas e instigantes para as crianças e os adultos.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Ricardo. Meu material escolar. Ilustração do autor. São Paulo:Quinteto, 2000.
BORDINI, Maria da Glória e AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura a formação do leitor: alternativas metodológicas.Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. São Paulo: Ática,1991.
______________________. Pensando a poesia infantil de agora. In: ZILBERMAN, Regina e ROSING, Tania M.K. (org). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Global Editora, 2000.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. São Paulo: Ática, 1987.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução Johanneskretscmer. Vol.1. São Paulo: Editora 34,1996.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
PONDÉ, Gloria Maria Fialho. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. In:. KHÊDE, Sônia Salomão (org.). Literatura infantojuvenil: um gênero polêmico.Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Poesia para crianças. In: ROSING, Tania M. K. e BURLAMAQUE, Fabiane.De casa e de fora, de antes e de agora: estudos de literatura infantil e juvenil. Passo Fundo, 2010.
SOUZA, Renata Junqueira. Poesia e estratégias de leitura na educação infantil.In: DEBUS, Eliane; BAZZO, Jilvania Lima dos Santos e BORTOLOTTO, Nelita (orgs.). Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. Campina Grande-PB:EDUFCG, 2018.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.