ADIVINHAS EM SALA DE AULA
O BRINCAR COMO ESTÍMULO À FORMAÇÃO DE LEITORES
Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado realizada no PPGLE-UFCG com adivinhas, enquanto expressão da cultura popular, numa turma de 6º ano do ensino fundamental. A estratégia metodológica que utilizamos foi a leitura em voz alta. Fundamentamo-nos, teoricamente, em estudos sobre as adivinhas de Cascudo (1984), Vieira (2012), Jolles (1976) e Pinheiro (2018) sobre ensino de literatura; e de Bordini e Aguiar (1988) sobre o método recepcional. Os resultados apontam que não é incomum o contato com o gênero adivinha em determinado momento da infância ou adolescência. Desse modo, o uso das sextilhas em sala de aula dá abertura para os alunos expressarem suas vivências com a literatura oral. Além disso, o envolvimento significativo dos alunos nos faz refletir que, por vezes, o próprio texto literário pode ser a motivação necessária para despertar o interesse em sala de aula, tendo o lúdico como fascínio para a literatura.
Downloads
Referências
ALVES, José Hélder Pinheiro. Cordel para crianças: Aspectos temáticos e metodológicos ou um sabiá na sala de aula. In: DEBUS, Eliane;SANTOS, Jilvania Lima dos; BORTOLOTTO Nelita. (org.) Poesia cabe na escola: Por uma educação poética. Campina Grande: EDUFCG, 2018, p.49-66.
AZEVEDO, Ricardo. Brincando de adivinhar. São Paulo: Moderna, 1996.
BORDINI, Maria da Glória e AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura - a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
CASCUDO, Luis Câmara. Literatura oral no Brasil. São Paulo: Itatiaia, 1984.
IBIAPINA, Fontes. Terreiro de Fazenda. Teresina: EDUFPI, 2010.
JOLLES, André. A forma simples. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1976.
MACHADO, Ana Maria. O que é ?. Ilustração: Claudius Secon. Rio de Janeiro: Salamandra, 2000.
PERROTTI, Denise (seleção). O que é o que é?. Ilustração: Eva Furnari. São Paulo: Paulinas, 1982.
PINHEIRO, José Hélder. Ensino e Pesquisa em Literatura de cordel: a experiência do Pos-Le UFCG. In.: PINTO, Francisco Neto Pereira e MELO, Márcio Araújo de. (org) Panorama contemporâneo das pesquisas em ensino de literatura. Campina Grande: EDUFCG, 2016.
<http://media.wix.com/ugd/ff2fac_820912d24b7247c8b2b82d0973518164.pdf
SOBRINHO, José Alves. Cantadores, Repentistas e Poetas Populares. Campina Grande: Bagagem, 2003.
VIEIRA, Rui. Dicionário Temático da Poesia Popular Nordestina. Campina Grande: Maxgraf, 2012.
Folhetos:
As proezas de João Grilo, João Ferreira de Lima. s.d.
Cordel para Crianças, Pedro Costa, 2006
História da Donzela Teodora, Leandro Gomes de Barros. s.d.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.