LEITURA DOS ESTEREÓTIPOS DA MULHER NEGRA BRASILEIRA EM “VIAJE AL OTRO BRASIL”

Autores

  • Ruan Fellipe Munhoz Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Relato de viagens. Javier Nart. Estereótipo. Mulher negra.

Resumo

Este artigo expõe uma leitura do relato Viaje al otro Brasil, publicado em 2002 pelo espanhol Javier Nart. Nessa obra, o viajante apresenta uma visão (ou revisão) do Brasil a partir do seu deslocamento por parte do centro-oeste, norte e nordeste. Nossa intenção é trabalhar especificamente com a imagem que esse estrangeiro constrói da mulher negra brasileira, tendo em vista que na maioria das vezes ela é representada como objeto de apreciação e deleite. Diante dessa problemática, discutimos o papel dos estereótipos na produção dos preconceitos e na manutenção do poder hegemônico. Para tanto, trabalhamos, fundamentalmente, com a contribuição de Souza (2004) para a questão da formação da imagem; a construção do discurso imperial pelos pressupostos de Said (2007) e Pratt (1999); a teoria dos estereótipos desenvolvida por Bhabha (1991) e também com as divisões sociais que geram
discriminação com base em Ahmad (2002), Bonnici 2007) e van Dijk (2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AHMAD, A. Linhagens do presente. São Paulo: Boitempo, 2002.

BHABHA, H. A questão do “outro”: diferença, discriminação e o discurso do colonialismo. In: Pós-modernismo e política, Rio de Janeiro: Rocco, 1991.

BONNICI, T. Conceitos-chave da teoria pós-colonial. Maringá: Eduem 2005.

BONNICI, T. Teoria e crítica literária feminista: conceitos e tendências. Maringá: Eduem 2007.

CARRIZO RUEDA, S. A. Construcción y recepción de fragmentos de mundo. In: CARRIZO RUEDA, S. A. (ed.) Escrituras del viaje. Buenos Aires: Biblos, 2008.

CORDEIRO, L. H. dos S. Representações de identidade e resistência pós-colonial em A Resposta (2015) de Kathryn Stockett. 2017. 153f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

MUNHOZ, R. F. O viajante e sua bagagem: imagens do Brasil e dos brasileiros (re)produzidas por dois espanhóis no início do novo milênio. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.

NART, J. Viaje al otro Brasil: Del Mato Grosso a la Amazonia y al Nordeste Atlántico. Madrid: Punto de lectura, 2002.

PRATT, M. L. Os olhos do império. Bauru: USC, 1999.

SAID, E. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SILVA, P. V. B. da; ROSEMBERG, F. Brasil: Lugares de Negros e Brancos na Mídia. In: VAN DIJK, T. A. (org.). Racismo e Discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2012.

SOUZA, C. H. M. R. de. Do cá e do lá: introdução à imagologia. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.

VAN DIJK, T. A. (org.). Racismo e discursos na América Latina. Ed. Contexto-Unesco-Brasil, 2008.

Downloads

Publicado em

30 de agosto de 2020

Como Citar

MUNHOZ, R. F. . LEITURA DOS ESTEREÓTIPOS DA MULHER NEGRA BRASILEIRA EM “VIAJE AL OTRO BRASIL”. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 337–348, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3436. Acesso em: 2 jan. 2025.

Seção

Artigos